terça-feira, 31 de julho de 2012

Sem preferência por Brasil ou Portugal, Liedson decide futuro até 6ª

Foto: Léo Pinheiro/Terra
O atacante Liedson compareceu ao CT Joaquim Grava nesta terça-feira para se despedir dos companheiros e retirar os últimos pertences das dependências do clube. Depois de um ano e meio como jogador do time alvinegro, o jogador de 35 anos tenta driblar a frustração por não disputar o Mundial de Clubes e já busca uma nova equipe até o final de 2013.

Bruno Paiva, agente do atacante, contou que a situação profissional de Liedson não está longe de definição e a palavra final, diante de algumas boas propostas, será dada até sexta-feira: "Ele vai aceitar a proposta que atender suas expectativas e necessidades em relação ao clube, à cidade em que vai morar, ao tempo de contrato, que foi o grande empecilho na renovação com o Corinthians, e também no aspecto financeiro".

"No momento não tem definição nenhuma, porque ele tem a possibilidade de sair para Portugal e também de permanecer no Brasil. Ele não ficou chateado por não disputar o Mundial, porque mesmo assim continua sendo um ídolo do Corinthians. Infelizmente não chegamos a um acordo, mas a essa decisão deve ser divulgada até o final da semana", encerrou Bruno Paiva.

Alguns clubes interessados são o Botafogo, o Vasco e mesmo o Sporting de Lisboa, onde Liedson também é tratado como ídolo. O Santos, apontado como possível destino, já descartou sua contratação em virtude dos altos salários, mesma decisão do Bahia, que sondou o jogador no início da tarde desta terça.

Fonte: A Gazeta Esportiva
Leia mais....(Clíque no título do Post)

Livre no mercado, Liedson é procurado pelo Santos

Foto: Edson Lopes Jr. / Terra
O Santos segue em busca de um atacante para reforçar o elenco. O último nome procurado pela diretoria do clube foi Liedson, de 34 anos, cujo contrato com o Corinthians se encerra nesta terça-feira. Como o time de Parque São Jorge não quis renovar com o atleta, ele está livre no mercado, fator que facilita o seu acerto com a equipe santista, que não está disposta a investir alto em contratações.

A primeira consulta do clube de Vila Belmiro pelo atacante foi semana passada. Na última segunda-feira, após não acertar com Rafael Moura, a diretoria alvinegra novamente procurou os representantes de Liedson e fez uma primeira proposta. O jogador, que recebia R$ 300 mil no Corinthians, já está ciente da oferta santista, mas ainda irá analisá-la.

Outros clubes do Brasil também têm interesse em Liedson, assim como o Sporting (POR), clube que ele defendeu por oito temporadas. Além de tempo de contrato (Liedson quer um vínculo até o fim de 2013), o jogador leva muito em conta os desejos da família e, por estar adaptado em São Paulo, pode dar preferência ao Santos.

Após ver fracassar diversas tentativas de contratação, a diretoria santista nega a procura pelo atacante. "Liedson é um bom jogador, mas não temos nada em relação a isso. Conversamos com a comissão técnica e continuamos atrás de contratações, mas o mercado está sem grandes opções, continuamos tentando", disse o vice-presidente Odílio Rodrigues.

Fonte: Lancepress!
Leia mais....(Clíque no título do Post)

Edenílson passa por cirurgia, tem alta e volta estipulada para 1 mês

Foto: Tom Dib / Agência Lance
O volante corintiano Edenílson já passou pela cirurgia de correção de fratura nasal e recebeu alta do hospital CEMA, onde realizou o procedimento, nesta terça-feira. Além da fratura, o jogador teve que reconstruir o osso da órbita ocular e tem a previsão de retorno aos gramados para aproximadamente um mês, de acordo com o médico responsável pela operação.

"A cirurgia, apesar de extensa, foi um sucesso. Ele não vai ficar com nenhuma sequela e poderá voltar a jogar em um mês", garantiu Leandro Franchi, otorrinolaringologista responsável pela cirurgia de Edenílson. Uma tela de titânio foi colocada para reforçar o osso abaixo do olho do jogador, isso sem contar a correção da fratura no nariz.

A contusão do jogador ocorreu no final de um treinamento na última quinta-feira, no CT Joaquim Grava. Edenílson dividiu uma bola com o companheiro Marquinhos e levou a pior, caindo imediatamente no gramado e com o nariz sangrando. O exame de Raio X realizado na tarde daquele dia confirmou a suspeita de fratura dos médicos do Corinthians, que o atenderam ainda no CT.

O procedimento cirúrgico desta terça-feira foi o segundo do jogador apenas na temporada de 2012. Durante um duelo diante do Emelec, pelas oitavas de final da Copa Libertadores, o então titular da lateral direita do Corinthians fraturou o quinto dedo do pé esquerdo e ficou dois meses no estaleiro, tendo retornado há duas semanas, em partida contra o Náutico.

Fonte: A Gazeta Esportiva
Leia mais....(Clíque no título do Post)

Taça da Libertadores perde peça, mas Corinthians conserta

Foto: Getty Images / Heinrich Aikawa / Instituto Lula / Divulgação / Art by Terra
"Quando me disseram que a taça tinha quebrado eu falei: mentira. Mas se consertou já está beleza", disse o lateral esquerdo Fábio Santos, um dos responsáveis diretos pela conquista da Libertadores e que admitiu ter ficado assustado com o dano sofrido pela taça na última semana. Depois de passar de mão em mão na festa de uma torcida organizada do Corinthians, o troféu perdeu o jogador metalizado que fica no topo, mas o clube agiu rápido e já repôs a peça.

Em exposição do memorial do clube, a taça já esteve no CT Joaquim Grava, em festas e também em uma visita ao Instituto Lula, onde o ex-presidente da República a levantou ao lado de alguns jogadores e do técnico Tite. Nas fotos desta visita é que a ausência da peça do topo foi constatada, mas só confirmada pelo Corinthians nesta segunda-feira, ao jornal Folha de São Paulo.

Assim que o problema foi notado, o Corinthians enviou a taça para uma prataria da cidade, onde o jogador metalizado foi recolocado sem maiores danos. O símbolo da inédita conquista da Libertadores é de posse transitória e no próximo ano fica com o vencedor de 2013, enquanto o time alvinegro recebe uma réplica para exposição. Na última quarta-feira, quando o ator Edgar Vivar, intérprete do "Senhor Barriga" no seriado Chaves, visitou o memorial do clube, o jogador já ocupava seu espaço no topo da taça.

"Isso aí acontece de sair o bonequinho, ou outras peças de uma taça, já aconteceu outras vezes. O Corinthians tratou ela bonitinha e já está tudo certo de novo. Quando me disseram eu fiquei preocupado, falei: mentira. Mas deve ser meio que normal, pelo menos não foi só aqui. Se consertou já está beleza", confessou o lateral Fábio Santos, que concedeu entrevista nesta terça-feira.

O ala corintiano se lembrou de quando Sérgio Ramos, jogador espanhol do Real Madrid, deixou cair a taça da Copa do Rei de ônibus em movimento, em 2011. Na ocasião, o clube teve que confeccionar uma réplica e se desfazer da original.

Fonte: A Gazeta Esportiva
Leia mais....(Clíque no título do Post)

Torcida do Corinthians lança campanha por Ronaldo no Mundial


O Corinthians cogita levar Ronaldo ao Japão como estratégia de marketing. E a torcida do clube faz campanha para que, além disso, o ex-jogador atue alguns minutos no Mundial de Clubes, que será realizado no final deste ano.

Um site de torcedores do clube foi lançado para aumentar o coro pela participação de Ronaldo no torneio em dezembro. Em poucas horas, após a criação nesta terça-feira, o site saltou para cerca de 2 mil participantes.  O site criado "Fenômeno no Mundial" serve como abaixo assinado, em que o torcedor registra nome e e-mail, e assim participa da campanha pelo ex-camisa 9 alvinegro atuar por alguns minutos no torneio.

A proposta do Corinthians se assemelha com a do Santos no ano passado. A diretoria do clube especulava a participação de Pelé em campo por alguns minutos. No entanto, o Rei do Futebol não foi ao Japão nem mesmo como embaixador do clube, já que estava em recuperação de uma cirurgia no olho.

Fonte: Terra
Leia mais....(Clíque no título do Post)

Nota de agradecimento para Liédson

Foto: Internet/Reprodução
Desde a estreia na primeira passagem até o jogo de despedida, Liédson incorporou o espírito guerreiro, vestiu a camisa 9 como poucos nos quase 102 anos de história do Corinthians e se tornou ídolo da Fiel.

De 25 de janeiro de 2003 a 08 de julho de 2012, com um intervalo de oito temporadas, quando fez sucesso no futebol português, o atacante entrou em campo pelo Timão 111 vezes, marcou 50 gols e conquistou três títulos - Campeonato Paulista (2003), Campeonato Brasileiro (2011) e Libertadores (2012).

Na primeira passagem, Liédson chegou como um dos principais reforços para a disputa da Libertadores de 2003.

A equipe, que vinha de um ano quase perfeito - em 2002, foi campeã da Liga Rio-São Paulo, da Copa do Brasil, e vice do Brasileiro -, entrava forte para tentar a conquista inédita do torneio continental. Com o novo camisa 9, o Timão venceu o Paulista, mas caiu para o River Plate, da Argentina, nas oitavas de final da Libertadores. Após a eliminação, o jogador recebeu proposta irrecusável do Sporting, de Portugal, e se transferiu para o futebol europeu.

Em oito temporadas, Liédson não só virou ídolo do Sporting, mas também conquistou toda a admiração da população portuguesa. Naturalizado, passou a defender a Seleção de Portugal. Convocado para a Copa do Mundo de 2010, anotou um gol na goleada de 7 a 0 sobre a Coréia do Norte, em jogo válido pela primeira fase da competição.

Em fevereiro de 2011, Liédson desembarcou em São Paulo. O destino era novamente o Corinthians. O momento, entretanto, era bem diferente da chegada na primeira passagem.

O Timão acabava de ser eliminado traumaticamente para o Tolima, da Colômbia, na primeira fase da Copa Libertadores e "Levezinho", apelido que ganhou durante as oito temporadas de sucesso no futebol português, era uma das esperanças para a fase de retomada do equilíbrio da equipe.

Além disso, havia também o peso de substituir Ronaldo Fenômeno, que acabava de anunciar sua aposentadoria.

Liédson parece ter gostado da situação adversa. Pelo Campeonato Paulista, no dia 09 de fevereiro de 2011, no Pacaembu, o atacante reestreou pelo Corinthians e balançou a rede duas vezes na vitória de 4 a 0 sobre o Ituano.

Com excelente desempenho do Levezinho, o Timão chegou à final do Estadual, mas ficou com o vice-campeonato. A performance individual do atacante, no entanto, ficou em primeiro lugar. Ao lado de Elano, do Santos, ele foi o artilheiro da competição com 11 gols.

Na sequência do trabalho, Liédson continuou a fazer os seus preciosos gols. O atacante balançou as redes em momentos importantes na vitoriosa campanha do Campeonato Brasileiro de 2011. Com 12 tentos, foi o artilheiro da equipe na competição nacional.

 Muitos deles, como os da virada sobre o Flamengo ou o da vitória sobre o Figueirense na penúltima rodada, ficarão marcados para sempre na memória da Fiel. Em 2012, Liédson também marcou presença na conquista de um dos títulos mais importantes da história do clube: a Libertadores.

O atacante começou a competição como titular, anotou um gol no último jogo da primeira fase - goleada de 6 a 0 sobre o Deportivo Táchira, da Venezuela - e entrou em momentos importantes durante as fases de mata-mata. Na segunda partida da semifinal, por exemplo, sofreu a falta que resultou no gol de empate - e da classificação - contra o Santos, no Pacaembu.

Antes de partir, Levezinho ainda teve tempo - e talento - de fazer o último gol pelo Corinthians. Na Ilha do Retiro, em Recife-PE, o atacante fez o gol corinthiano no empate de 1 a 1 contra o Sport em duelo válido pelo Campeonato Brasileiro.

Os números e estatísticas de Liédson no Timão são extremamente favoráveis e indiscutíveis. No entanto, não conseguem mensurar o que o atacante fez com a camisa alvinegra. Os gritos de "Li-é-dson", "Li-é-dson", "Li-é-dson" ficarão eternizados na história do clube paulista.

Por toda a sua dedicação e talento durante os anos de serviços prestados, o Sport Club Corinthians Paulista não poderia desejar menos do que muita sorte e sucesso nos próximos passos de sua carreira. Obrigado, Liédson!

Leia mais....(Clíque no título do Post)

Sem clube e chamado de "tio", Liedson é homenageado no Corinthians


Depois de deixar o Corinthians por fim de seu contrato e falta de acordo para renovação, Liedson foi homenageado pelo clube nesta manhã. Uma matéria e um vídeo com declarações de vários jogadores ressaltaram o espírito de grupo e o faro de artilheiro do atacante. Boa parte dos companheiros chamaram o atacante de "tio", seu apelido no vestiário do campeão da Copa Libertadores.

Liedson, 34 anos, ainda não tem clube para a sequência da temporada e tem especulado um possível retorno ao Sporting, de Portugal. Outro destino comentado seria o Coritiba, seu primeiro time de relevo no Brasil. Pelo Corinthians, ele teve duas passagens (a primeira em 2003) e ganhou um Campeonato Paulista, um Brasileiro e a recente Libertadores.

Fonte: Terra
Leia mais....(Clíque no título do Post)

"Biotipo de gordo" engana, e Douglas agrada mesmo sem dar carrinho

Foto: Léo Pinheiro/Terra
Douglas parece estar sempre acima do peso para Cleber Xavier, um dos membros da comissão técnica do Corinthians mais próximos do jogador, principalmente antes da titularidade. Mas as aparências e os biotipos enganam, e o meia, que perdeu mais de cinco quilos até o fim de julho, segundo o clube, tem tido desempenho animador como substituto de Alex.  

"O biotipo dele é estranho, parece sempre gordo. Tem jogador que é assim. Mas gosto muito das características dele. Tem muita qualidade e bom relacionamento com o grupo. Havia dois jogadores na sua frente (Danilo e Alex), e ele soube esperar a chance. Merece, já jogou muito no clube quando foi campeão da Copa do Brasil (em 2009). Espero que ele jogue também com a gente, e acredito que está empenhado nisso", diz o assistente.  

De volta ao clube no início de fevereiro - depois da passagem entre 2008 e 2009 -, Douglas disse logo ao ser apresentado que não daria carrinhos, como vinha fazendo com a camisa do Grêmio. Talvez fosse um recado ao técnico Tite, em cujo esquema tático até os atacantes são obrigados a ajudar na marcação. Alex, conhecido muito mais pela habilidade com a bola nos pés, era o titular do meio-campo naquele momento e servia como exemplo da exigência do treinador.  

No livro O Mais Louco do Bando, lançado na segunda quinzena de junho, o ex-presidente Andrés Sanchez fala desse assunto. "O torcedor prefere o cara que dá dois carrinhos do que o cara que dá três chapéus. Um cara como o Douglas, por exemplo, de toque de bola lento, um meia clássico, que não aparece tanto o jogo todo, é sempre complicado de dar certo no Corinthians. Torcedor pega no pé, não tem paciência", escreve o dirigente, que se licenciou da presidência em dezembro de 2011, dois meses antes do final de sua gestão.

Apesar de não dar carrinho, como fez muitas vezes Alex antes de acertar sua ida para o futebol árabe, Douglas foi convencido por Tite de que teria que incomodar a defesa adversária para jogar em seu time.

No primeiro jogo em que ocupou a vaga do antigo titular, o meia fez um desarme, partiu em direção ao gol e abriu o placar da vitória por 3 a 0 sobre o Flamengo, na qual ainda balançou a rede outra vez, em chute de fora da área.

"Eu falei a ele que a minha exigência para que ele ajudasse a marcar, coisa em que era relutante, foi que deu a ele a condição de jogo, foi o que deu a ele o gol. Essa participação tem que ser de todos. Não é porque é bonito ou solidário, porque ajuda a ganhar. Às vezes, ajuda o próprio jogador, como foi o caso", aproveitou para dizer o treinador, ao final da partida no Engenhão. No jogo seguinte, foi dele o gol de falta que selou o empate por 1 a 1 com a Portuguesa, no Pacaembu.  

Para Cleber Xavier, Douglas se encaixou bem ao grupo principal. "Ele nunca tinha jogado muito com o time titular, que é realmente um time mais forte. Agora é que ele está tendo oportunidade. Isso fortalece o jogador. Atuar ao lado de Paulinho, de Ralf, faz diferença. Não desmerecendo os outros meninos, que ainda terão seus momentos", salienta.

A mais recente atuação de Douglas, agora camisa 10, foi no empate em branco com o Bahia, no domingo. Dia de fraca atuação coletiva. Apesar de Douglas ter agradado a comissão técnica nos três jogos que fez após a saída de Alex, ninguém pode se considerar titular absoluto no time de Tite. Muito menos quem não dá carrinho. Afinal, o torcedor corintiano pega no pé.

Fonte: A Gazeta Esportiva


Leia mais....(Clíque no título do Post)

Em 17 dias, Corinthians quebra taça da Libertadores com que tanto sonhou

Foto: Getty Images / Heinrich Aikawa / Instituto Lula / Divulgação
Segundo relata o jornal Folha de S. Paulo, o Corinthians teve de enviar a taça da Copa Libertadores para uma prataria da capital e reconstituir um dano possivelmente provocado por torcedores organizados.  

O boneco que fica sobre o topo do troféu foi quebrado no fim de semana retrasado, mas já reconstituído.  

Há uma semana, na manhã de terça-feira, o Corinthians levou a taça para conserto e conseguiu reconstituir o boneco quebrado, o que frustrou quem visitou o memorial do Parque São Jorge naquele dia e não encontrou o troféu - segundo o jornal, funcionários teriam dito que a taça estava em uma sessão de fotos.  

A taça da Copa Libertadores é de posse transitória e foi danificada várias outras vezes, afirma a Folha. O próprio boneco já teria se quebrado em uma ocasião e no passado chegou a ser reconstituído de maneira errada, mas depois foi refeito. O Corinthians informou que a peça histórica ficará exposta no Parque São Jorge até o fim de agosto.

Fonte: Terra
Leia mais....(Clíque no título do Post)

Há 2 meses no Atlético-MG, Ronaldinho recebe título de cidadão de BH

Foto: Terra
O armador do Atlético-MG, Ronaldinho, é o mais novo cidadão honorário de Belo Horizonte. O atleta foi condecorado com a honraria na noite desta segunda-feira na Câmara Municipal, na região leste da capital mineira. O meia, que chegou à cidade há menos de dois meses, foi homenageado a pedido do vereador Daniel Nepomuceno, que também é vice-presidente do Atlético.

Antes da solenidade, dezenas de torcedores atleticanos, empolgados com a liderança da equipe no Campeonato Brasileiro, cantaram o hino do time e gritaram várias vezes o nome de Ronaldinho, que no Atlético usa a camisa 49. Durante o evento, os cantores Wilson Sideral e Vander Lee também cantaram o hino alvinegro.

Apesar do pequeno período morando na capital mineira, Ronaldinho, que chegou acompanhado de seguranças por uma porta lateral para driblar a imprensa e a torcida, agradeceu à homenagem: "Somente agradecer o carinho em tão pouco tempo. Ser tratado dessa forma e hoje eu entendo bem porque todo mundo que vem para cá fica com BH no coração. Deus me deu a sorte de vir jogar em um clube onde a torcida é mais que apaixonada," disse.

"Não só falando do futebol, mas da cidade, onde o povo é muito acolhedor, mesmo os torcedores de outros times me tratam muito bem. Isso faz com que me sinta muito bem (aqui). Estou muito feliz de estar aqui recebendo todas as homenagens e conhecendo tanta gente legal. Muito obrigado, espero dar muita alegria ao meu grupo e poder levar o nome de BH o mais alto possível," concluiu.

O vice-presidente do Atlético recorreu à fama do atleta para justificar o fato do jogador morar em BH tão pouco tempo e já receber tamanha homenagem. "Quando morei em Barcelona, de 2003 a 2005, e vi o Ronaldinho chegar ali, até então não era o melhor do mundo, vindo do Paris Saint Germain, tive a honra de servi-lo trabalhando como garçom no restaurante do hotel onde ficam as estrelas do Barcelona. Quando o Alexandre Kalil (presidente do Atlético-MG) deu a notícia que tinha contratado o Ronaldinho Gaúcho saí correndo e tremendo para o centro de treinamentos do Atlético. Na hora que eu vi esse homem com a camisa do Atlético eu não consegui falar nada," afirmou.

O presidente do Atlético-MG, Alexandre Kalil, também participou da solenidade. Bastante satisfeito e sorrindo muito, Kalil apenas retrucou quem é contrário à homenagem. "Eu quando soube da homenagem fiquei muito feliz e surpreso. É como diz uma frase de pára-choque de caminhão - A inveja é uma m... ", brincou.

Fonte: Terra

Leia mais....(Clíque no título do Post)

Luis Alvaro diz que mentiu ao declarar torcida para o Corinthians

Foto: Ricardo Saibun/Santos FC/Divulgação

A declaração de que torceria para o Corinthians na final da Copa Libertadores gerou críticas e dor de cabeça ao presidente do Santos, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro. Porém, um mês após ao polêmico apoio, o dirigente afirmou que mentiu ao dizer que, por ser brasileiro, gostaria que o time de Parque São Jorge fosse campeão.

Segundo Luis Alvaro, que chegou a ser cobrado por torcedores na Vila Belmiro e foi muito ironizado nas redes sociais, a afirmação foi uma forma de agradar aos co-irmãos, mas não foi sincera. "Cometi a insanidade de dizer que torceria pelo Corinthians..." disse, em entrevista à Rádio Bandeirantes.

Interrompido pelo locutor para indagar se tinha mesmo torcida para o algoz santista na semifinal da Copa Libertadores, Luis Alvaro afirmou: "não, mas não conta para ninguém, tive que ser politicamente correto", completou o mandatário.

O presidente santista também comentou o atual momento da equipe, que ocupa a 16ª colocação no Campeonato Brasileiro, e projetou melhora. "Podem ficar tranquilos, não fiquei louco, não estou com alzheimer, estamos em uma entressafra, perdemos os primeiros jogos e isso é normal. O inverno está sumindo, vocês verão".

Fonte: Lancepress!
Leia mais....(Clíque no título do Post)

sábado, 28 de julho de 2012

Busto fica no bar onde Sócrates bebia e debatia "até futebol"

Foto: Léo Pinheiro
O local escolhido pela diretoria do Corinthians para instalar o busto de Sócrates do Parque São Jorge não foi sem razão. A peça foi colocada debaixo de uma árvore da Praça da Liberdade, próximo ao Bar da Torre, onde o ex-jogador passava o fim da tarde com os companheiros de time, entre o fim dos anos 1970 e o começo da década de 1980.

"Exatamente em frente onde ele mais gostava de ficar", frisou o presidente do clube, Mário Gobbi, durante a inauguração da obra, na manhã deste sábado.

Sócrates se reunia ali com os demais jogadores ao final dos treinos - na época, não havia ainda o CT do Parque Ecológico, e as atividades ocorriam no Parque São Jorge.

Segundo Basílio, contemporâneo do "Doutor", enquanto a maioria tomava um lanche, o meia-atacante de camisa 8 preferia se revigorar à base de álcool.

"Nós sentávamos aqui para bater papo, e o Magrão fazia de uma forma diferente. Ele parava para atender aos repórteres e tomava cerveja com naturalidade. No dia seguinte, nada do que havia feito abalava sua estrutura em campo", lembra. Wladimir é outro que recorda com saudade do Bar da Torre.

 "A gente se reuniu várias vezes aqui. Falávamos sobre tudo, sobre as coisas que nos afligiam. Não dá nem para falar de tudo que a gente dizia (risos). Mas, além de muita besteira, discutíamos sobre política e a vida. De vez em quando, até futebol", reforça o ex-lateral.

O momento ficou conhecido como Democracia Corinthiana. Sob a liderança do politizado Sócrates, os jogadores tinham voz nas decisões do clube, em meio ao período do regime militar no Brasil. Tudo, desde horários de trabalho a contratações, passou a ser decidido pelo voto, com participação do roupeiro ao presidente.

"Foi um momento histórico que a gente jamais vai esquecer, e o Sócrates vai ficar marcado eternamente em nossos corações. Ele era uma pessoa acima de qualquer suspeita, sensível, muito inteligente. Enfim, era um grande amigo, companheiro. Uma grande personalidade que o Brasil perdeu", concluiu Wladimir, que viu o amigo morrer em dezembro, aos 57 anos.

Fonte: A Gazeta Esportiva
Leia mais....(Clíque no título do Post)

Placa com mensagem de Sócrates ganhará versão ampliada no CT

Foto: Léo Pinheiro

Além do busto no Parque São Jorge, inaugurado na manhã deste sábado, Sócrates terá uma frase sua exposta no CT Joaquim Grava. A mensagem, já exposta abaixo da escultura na sede social em tamanho reduzido, ganhará versão ampliada no local de treino da equipe para servir de exemplo aos jogadores.

Trata-se, na verdade, de trecho de um texto intitulado "O peso da camisa do Corinthians" e publicado em coluna que ele assinava na revista Carta Capital. Para o atual presidente do clube, Mário Gobbi, trata-se da perfeita definição do que é defender o time alvinegro.

"É uma obra de arte. Ele foi de uma genialidade... Esgotou o tema. Isso é uma lição para nós dirigentes, jogadores, torcedores, todo o mundo. A placa será colocada no CT para que todos leiam o testemunho de um mito, de um ídolo, de um jogador que foi capitão da Seleção Brasileira", disse o dirigente.

A placa está em processo de confecção e deverá ter aproximadamente três metros de largura. A diretoria ainda não definiu onde ela será colocada, mas a ideia é de que seja em "um local de destaque", de acordo com Gobbi.

Sócrates chegou ao Corinthians em 1978 e fez sua última partida com a camisa 8 em 1984. Foi campeão paulista três vezes (1979, 1982 e 1983) e anotou 172 gols em 298 jogos. No início da década de 80, liderou a Democracia Corintiana, na qual os jogadores tinham voz nas decisões do clube, em meio ao período do regime militar no Brasil.

Fonte: A Gazeta Esportiva
Leia mais....(Clíque no título do Post)

Com reverência e comoção, Corinthians inaugura busto de Sócrates

Foto: Léo Pinheiro/Terra
Líder de uma geração e um dos maiores ídolos do Corinthians, o jogador Sócrates foi eternizado na manhã deste sábado ao receber um busto no Parque São Jorge.

A homenagem contou com a participação de torcedores, dirigentes, familiares e amigos do atleta, morto em dezembro do ano passado. A estátua faz referência à forma como o jogador comemorava seus gols: com o punho fechado e o braço direito erguido.

Confeccionada pela escultora Nadja Venezian (americana radicada no Brasil há 30 anos) a partir de fotografias e vídeos, a obra tem uma marca característica de Sócrates: o punho direito cerrado e para o alto, como ele fazia nas comemorações de gol - pelo Corinthians, foram 172 em 298 jogos disputados.

 Sócrates é considerado um dos maiores ícones da história do clube. Além dos seus feitos dentro de campo, ele liderou um movimento chamado de Democracia Corintiana, que buscava aumentar os direitos dos atletas dentro do clube.

O jogador defendeu a camisa alvinegra entre 1978 e 1983, quando conquistou os Campeonatos Paulistas de 79, 82 e 83."Foi o maior que vi jogar na minha vida, o mais inteligente de todos os jogadores. Chegou um momento em que eu já não ia mais ver os jogos do Corinthians, mas sim a obra de arte do Sócrates.

Com inteligência e os recursos que tinha, ele supria a carência de preparação física, pois não teve base por cursar Medicina", disse Mário Gobbi.

"O Sócrates amava o futebol, pensava em pontos importantes do futebol e do Brasil. Foi um cidadão que lutou por democracia. Ele está muito além de um jogador de futebol. Hoje estamos dando reconhecimento ao grande mito que ele foi. Tudo que se falar sobre ele será pequeno perto do que ele foi", completou o presdidente.

A justa homenagem no Parque São Jorge foi marcada pela comoção e reverência dos torcedores presentes, que exibiam com orgulho a bandeira do time e a foto ou camisa do eterno craque corintiano.

O presidente Mário Gobbi e a viúva de Sócrates, Kátia Bagnarelli, participaram do evento, que contou com uma missa e a benção de um padre no busto do jogador. Sócrates morreu no dia 4 de dezembro de 2011, data em que o Corinthians consagrou-se pentacampeão Brasileiro.

O sentimento do jogador pelo clube foi descrito em uma placa que acompanha o busto, na qual, com suas palavras, o ídolo define que os corintianos formam "uma gigantesca rede de genomas humanos com o mesmo DNA".

Para Sócrates, "jogar no Corinthians é como ser convocado para a guerra irracional e jamais duvidar de que ela é a mais importante de todas as que existira. É ser sempre chamado a pensar como Marx, lutar como Napoleão, rezar como Dalai-Lama, doar a vida a uma causa como Mandela e chorar como criança...".

Fonte: Terra e A Gazeta Esportiva
Leia mais....(Clíque no título do Post)

Corinthians se anima com atrito no Santos e se reúne por Ganso

Foto: Rafael Ribeiro/CBF / Divulgação
O Corinthians está animado com a crise de relacionamento de Paulo Henrique Ganso com o Santos, e foca a contratação do meia logo após a disputa dos Jogos Olímpicos.

Os dirigentes corintianos se reuniram com o grupo gestor da carreira do santista, o DIS, na noite de sexta-feira, e discutiram a possibilidade de transferência.

Ganso tem multa rescisória para o mercado nacional avaliada em cerca de R$ 50 milhões atualmente. Os 45% do Santos representam aproximadamente R$ 23 milhões. O DIS, detentor dos outros 55% dos direitos, confia em um volumoso lucro com o jogador com uma transferência para o exterior futuramente. O Corinthians é bem visto por disputar o Mundial de Clubes em dezembro.

Não impor uma data para saída foi uma exigência do Corinthians nas tratativas. O clube quer realizar contrato longo com Ganso, e contar, no mínimo, com os 45% dos direitos que hoje pertencem ao Santos.  Além de monitorar a situação de Ganso no Santos, o Corinthians também tomou conhecimento da proposta do Internacional para contar com o meia. O clube gaúcho tem parceria antiga com o DIS, e confia em prioridade na negociação.

A intenção do Corinthians em contratar Ganso é antiga. No início de 2011, os dirigentes do clube mantiveram reuniões com o staff do jogador na esperança de que uma saída do insatisfeito meia no Santos fosse forçada. No entanto, o título da Libertadores e a consequente classificação ao Mundial valorizam a vitrine santista.

 Fonte: Terra
Leia mais....(Clíque no título do Post)

Corinthians perde dupla por lesão, e Guerrero estreia como titular

Foto: Léo Pinheiro/Terra
O Corinthians ganhou dois desfalques importantes para o confronto com o Bahia neste domingo. Em atividade na manhã deste sábado no CT Joaquim Grava, os atacantes Emerson e Jorge Henrique tiveram problemas físicos e não viajam a Salvador. Paolo Guerrero será titular.

Emerson sentiu o tornozelo esquerdo durante o aquecimento para o treino e foi vetado pelo departamento médico. Já Jorge Henrique voltou a se queixar de uma dor crônica na coxa direita e também não vai à capital baiana.

Com tais lesões, Tite deve recorrer a Romarinho e Guerrero para se juntar a Danilo e Douglas no 4-2-3-1 tradicionalmente utilizado pelo Corinthians.

O Corinthians soma três desfalques para a partida deste domingo, já que Chicão, com um edema na coxa esquerda, será substituído por Wallace.

Fonte: A Gazeta Esportiva
Leia mais....(Clíque no título do Post)

FMRP-USP: XIII Encontro AAARL de Medicina Esportiva (Prêmio Galeno)

Premiação de R$ 1.500

                       INSCRIÇÕES DE TRABALHOS CIENTÍFICOS PRORROGADAS!!!

Inscrições de trabalhos científicos prorragadas até dia 10 de agosto. Os melhores trabalhos concorrem ao Prêmio Galeno, com uma bonificação de 1500 reais para os primeiros colocados!

Para maiores informações: Clique aqui
 Leia mais....(Clíque no título do Post)

sexta-feira, 27 de julho de 2012

E. Sheik sente tornozelo e abandona treino mais cedo

Foto: Léo Pinheiro / Terra
Depois de confirmar o desfalque do zagueiro Chicão para a próxima rodada, o Corinthians pode perder mais um jogador para o confronto diante do Bahia, domingo, às 16h (de Brasília), em Pituaçu. O atacante Emerson sentiu dores no tornozelo esquerda e vira dúvida para a 11ª rodada do Brasileiro.

O lance ocorreu no treino desta sexta-feira no CT Joaquim Grava. Durante movimentação preparatória para a próxima rodada, o jogador entrou em dividida forte e acabou levando a pior. Emerson foi examinado e abandonou o treino mais cedo por precaução. Sem um diagnóstico definitivo, o atleta passa a ser mais uma dúvida na equipe alvinegra.

O Corinthians ocupa a 11ª posição do Campeonato Brasileiro, com 15 pontos ganhos. Dependendo de combinação de resultados, em caso de vitória o time pode até furar a zona dos oito primeiros colocados da competição nacional.

Fonte: Terra
Leia mais....(Clíque no título do Post)

Projeto "Atletismo Campeão" é lançado em Bebedouro com a presença de atletas olímpicos

Foto: UNIFAFIBE/Divulgação
Aconteceu na terça-feira, dia 26 de junho, o lançamento oficial do projeto social Atletismo Campeão do UNIFAFIBE. A pista destinada às atividades do projeto – que atende 100 crianças e adolescentes – foi batizada de Jadel Gregório, atleta olímpico que participou da cerimônia. O ex-judoca da seleção Brasileira, Branco Zanol também prestigiou o evento.

O projeto, coordenado pelo professor Ms. Marcelo Porto, tem como finalidade melhorar o aproveitamento escolar e diminuir a evasão. Os alunos atendidos têm idade entre 07 e 12 anos e são estudantes das escolas públicas EE José Francisco Paschoal e EMEF João Pereira Pinho, de Bebedouro, e residentes em bairros periféricos da cidade. “O projeto atende alunos em situação de vulnerabilidade social, alguns com histórico de abandono e dificuldade de aprendizagem. Com a ajuda do esporte vamos romper a barreira social e mudar a realidade destas crianças”, frisou a Pró-Reitora Acadêmica, professora Drª Aparecida do Carmo Berchior.

Para atender aos alunos, o UNIFAFIBE oferece um centro de treinamento completo e equipado, além de professores especializados no esporte oferecido: o atletismo. “Nossa missão é produzir conhecimento e contribuir com o desenvolvimento social. Precisamos do apoio das empresas e da comunidade, principalmente dos professores das escolas beneficiadas, para que os alunos possam continuar interessados pelo esporte. Assim podemos colaborar com a formação cidadã destas crianças”, ressaltou a Reitora do UNIFAFIBE , Profa. Ms. Iná Izabel Faria Soares de Oliveira.

O atleta olímpico, Jadel Gregório, foi homenageado pela instituição de ensino devido a sua carreira vitoriosa no atletismo (salto triplo e salto em distância) que inclui uma medalha de ouro nos jogos Pan- Americanos de 2007. A pista de atletismo da instituição leva o nome do atleta. “Só tenho a agradecer por esta homenagem tanto para a reitoria, coordenação e professores do UNIFAFIBE, quanto aos empresários que apoiam este projeto que é muito importante para o futuro destas crianças”, disse o atleta. Jadel afirmou ainda que se identificou bastante com o "Atletismo Campeão", já que ele também foi revelado em um projeto social. O mesmo aconteceu com o ex-judoca da seleção brasileira Branco Zanol, também presente no evento. "Estamos aqui para causar impacto na sociedade. O esporte é um importante agente transformad or e que, aliado à educação, rende muitos frutos", declarou Branco.

O evento contou ainda com representantes das empresas patrocinadoras do projeto: a Agência de Fomento Paulista/Governo do Estado de São Paulo, representado pela Chefe de Gabinete da Nossa Caixa Desenvolvimento, Gilmara Aparecida Biscalchim Brancalion; Concessionária de Rodovias TEBE, representada pelo Gerente de RH e Administrativo Sr Ivair Antônio Pereira da Silva e Ângelo Sastre, assessor de comunicação e USINA NARDINI, representada por Monise Centurion e Aparecida Ferreira.

Também estavam presentes representantes do Executivo e Legislativo de Bebedouro e autoridades ligadas ao esporte, como o presidente do Instituto para o Desenvolvimento da Criança e do Adolescente pela Cultura e Esporte (IDECACE), Wilson Cardoso. Ele preside o projeto Brasil Rumo 2016 e também fez parte da organização do Pan-Americano no Brasil em 2007. Após a cerimônia oficial, os convidados foram conhecer a pista e parte das crianças atendidas pelo projeto. Jadel Gregório brincou com os jovens e ainda "ensaiou" um salto triplo. "É importante incentivá-las, sempre.", disse emocionado com a receptividade dos pequenos futuros atletas.

Fonte: Site Patrocínio Brasil Comunicação e Marketing
Leia mais....(Clíque no título do Post)

domingo, 22 de julho de 2012

Após admitir doping, Crystal Cox perde ouro conquistado em Atenas

Foto:AFP

Em decisão tomada neste sábado, o Comitê Olímpico Internacional (COI) decidiu que a americana Crystal Cox, que disputou a prova do revezamento 4x400 m na Olimpíada de Atenas, em 2004, vai perder a medalha de ouro conquistada na prova.

Em 2010, a atleta confessou que fez uso de substâncias para obter uma melhora no desempenho esportivo entre 2001 e 2004 e aceitou a suspensão de quatro anos e que todos os seus resultados no período fossem desconsiderados.

Por enquanto, mesmo perdendo a medalha, a vitória dos Estados Unidos na prova segue valendo.

Porém, a entidade deixou para a Federação Internacional de Atletismo (Iaaf) decidir se a equipe inteira do país que participou da prova vai ter o resultado anulado. Caso isso aconteça, a Rússia, segunda colocada na ocasião, seria considerada a campeã da prova do revezamento.

Com as regras atuais, um time inteiro pode ser desclassificado por conta do doping de um de seus membros. Porém, o porta-voz do Comitê Olímpico Internacional, Mark Adams, disse que não está claro se as regras da Iaaf estavam valendo em Atenas.

Na prova do revezamento 4x400 m nas Olimpíadas de 2004, Cox disputou somente as etapas preliminares, mas não a final. Na decisão, os Estados Unidos foram representados por Sanya Richards, Dee Dee Trotter, Monique Henderson e Monique Hannegan.

Fonte: A Gazeta Esportiva
Leia mais....(Clíque no título do Post)

sábado, 21 de julho de 2012

Sombra do doping volta a pairar sobre atletismo da Espanha


Foto: Getty Images
 Quase como o céu londrino, o presente do atletismo espanhol está coberto de um cinza escuro ao saber da decisão da Real Federação de Atletismo (RFEA) de separar da equipe olímpica o fundista Ángel Mullera por alegadas práticas de doping. Novamente, um atleta da Espanha está envolvido em um caso deste tipo, gerando dúvidas antes mesmo da maior parte da delegação chegar a Londres.

"O atletismo espanhol não está mais empenhado que o atletismo mundial, é exatamente igual. Há casos de doping em todos os países, todos. Isso demonstra que o sistema funciona, que, sim, há (resultados) positivos porque fazem controle. Outros esportes não o fazem e não tem nenhum", comenta um membro da RFEA, que pediu para manter seu nome em sigilo. Sua declaração busca amenizar a desconfiança que existe sobre os espanhóis, embora ninguém da delegação espanhola tenha se animado a falar abertamente sobre o tema.  

Conhecida como Operação Galgo, a Guarda Civil espanhola começou ao final de 2010 uma investigação que buscava acabar com uma rede de doping entre vários esportistas e que tentava coibir o crime de distribuição de substâncias proibidas. O processo levou à detenção de Marta Domínguez, campeã mundial dos 3.000 m com obstáculos em 2009; os atletas Aberto García e José Alonso Valero; o médico Eufemiano Fuentes; César Pérez, treinador de Domínguez; e Manuel Pascua.  

No dia 22 de março de 2012, o processo foi dado como concluído, pois a justiça considerou nulas as provas imputadas aos acusados. A atividade esportiva em si e vários de seus protagonistas se viram atingidos pelo escândalo. A pouco menos de quatro meses daquele fato, o panorama volta a ficar obscuro. "Não acreditamos que o atletismo espanhol tenha perdido a credibilidade ou esteja sendo mal visto pelo mundo, porque em todos os países há casos de doping (...) Tudo o que se pode fazer para erradicar o doping do esporte é realizar exames permanentes, e isso é o que fazemos. Se não fizéssemos, ninguém seria pego", acrescentou a fonte.  

Um dia depois que vários meios de comunicação publicarem que Mullera havia se dopado com EPO, baseados em uma série de e-mails entre o esportista e um preparador físico, nos quais havia recomendações de uso de produtos proibidos, a Federação Espanhola decidiu excluí-lo da equipe e substituí-lo por Sebastián Martos.  

Pelo lado do Comitê Olímpico Espanhol, a postura de reservar a opinião e aceitar o decidido se manteve inalterada. "Não há nada para dizer. A Federação de Atletismo o substituiu por outro atleta e não temos comentários a fazer", comenta um porta-voz da entidade.

"Serão 282 esportistas a competir em Londres e nada mais. Creio que é preciso virar a página e não olhar para trás", aconselha a mesma fonte, tentando enviar uma mensagem tranquilizante.

Entretanto, paradoxo ou coincidentemente, quase ao mesmo tempo em que a Federação decidia cortar Mullera, o governo espanhol aprovou o projeto de lei de Luta Contra o Doping, uma nova norma que, entre outros objetivos, colocorá uma ênfase especial no controle e no seguimento da saúde dos esportistas.

Leia mais....(Clíque no título do Post)
Fonte: Terra

Prof. Mário Pozzi: IX Encontro Internacional Esporte e Atividade Física


Leia mais....(Clíque no título do Post)

sexta-feira, 20 de julho de 2012

II Fort MMA Championship Mossoró - RN


Leia mais....(Clíque no título do Post)

Chefe do atletismo defende Maurren em Madri e afirma: não há lesão


Foto: Site SPFC/Promo
A informação de que Maurren Maggi estaria lesionada na Espanha e que poderia colocar em risco sua participação na Olimpíada de Londres, divulgada nesta sexta-feira pelo jornal Folha de S. Paulo, irritou a cúpula da equipe do atletismo que já está na Inglaterra para a competição. Em contato por telefone com o Terra, o chefe de equipe do atletismo na Olimpíada, Martinho dos Santos, foi veemente ao afirmar: "não há lesão".

De acordo com Martinho, Maurren sentiu um problema físico no quadril e decidiu se poupar no Troféu Brasil, em junho, para evitar complicações nos Jogos Olímpicos de 2012. Por decisão do técnico Nélio Moura, a saltadora viajou para Madri para realizar sua aclimatação, e não tem falado diretamente com a imprensa "como sempre costuma fazer".  

Ainda assim, a condição física da atual campeã olímpica do salto em distância não preocupa. "Ela não quer falar com a imprensa", explicou Martinho, lembrando que a aclimatação de Maurren Maggi para torneios internacionais costuma ser feito na capital espanhola, "assim como a Fabiana (Murer) treina na Itália".

As informações a respeito da condição física de Maurren Maggi foram colhidas junto a um técnico espanhol que acompanha a atleta e o treinador Nélio Moura em Madri, o que deixou Martinho Nobre incomodado. O salto em distância será disputado na Olimpíada de Londres nos dias 7 e 8 de agosto, no Estádio Olímpico.

Fonte: Terra


Leia mais....(Clíque no título do Post)

Francês do atletismo é flagrado no antidoping antes da Olimpíada

Foto: Getty Images
O atleta francês Nordine Gezzar foi flagrado no exame antidoping com a presença da substância EPO em seu organismo, anunciou nesta sexta-feira a Federação Francesa de Atletismo.

Especialista na prova dos 3.000 m com obstáculos, ele estava classificado aos Jogos Olímpicos de Londres-2012 e deve ser cortado da delegação.

Gezzar pediu a análise da mostra B do exame, que pode confirmar o doping ou mudar o parecer final, e os resultados devem ser conhecidos no início da próxima semana.

Caso a presença de EPO no organismo do atleta seja reiterada, ele pode até ser banido do esporte, já que seria seu segundo caso de uso de substâncias proibidas. Em 2006, ele foi banido por dois anos após testar positivo para nandrolona e finasterida.

Também por motivos relacionados a doping, a Espanha decidiu cortar o atleta Ángel Mullera da delegação que vai aos Jogos Olímpicos de Londres-2012.  

Também competidor dos 3.000 m com obstáculos, ele é suspeito de se dopar, após uma troca de e-mails em que ele revela buscar substâncias proibidas e pede orientação de seus usos ter sido divulgada na quinta-feira.  

No lugar de Mullera, a Federação Espanhola de Atletismo convocou Sebastián Martos, que também tinha índice olímpico para a prova.

Fonte: A Gazeta Esportiva

Leia mais....(Clíque no título do Post)

 

Jornal: isolada, Maurren tem lesão e não deve estar 100% em Londres



Atual campeã olímpica do salto em distância, Maurren Maggi não deve chegar 100% fisicamente à Olimpíada de Londres. Segundo publica nesta sexta-feira o jornal Folha de S.Paulo, a atleta sofre com uma lesão no quadril. A informação foi passada ao diário pelo técnico de saltos da Espanha, Juan Carlos Alvarez, que acompanha a brasileira no Centro de Alto Rendimento de Madri, onde ela faz a preparação para os Jogos Olímpicos. "Vai ser difícil repetir o resultado de 2008", informa o treinador.

Enquanto a equipe brasileira de atletismo já treina no Crystal Palace, local escolhido para ser o quartel-general da delegação em Londres, Maurren e seu técnico, Nélio Moura, preferem trabalhar em Madri. O diário aponta que Maggi não quis atender a reportagem para falar sobre a sua forma atual, então entrevistou Alvarez, espécie de "cicerone" dos brasileiros no grandioso centro espanhol. A saltadora, que não compete desde 1º de junho, sofre com dores desde então, de acordo com o jornal. A sua melhor marca na temporada (6,85 m) não está entre as 12 melhores do ano, passando longe dos 7,04 m que atingiu para conquistar a medalha de ouro em Pequim 2008.

Fonte: Terra

Leia mais....(Clíque no título do Post)

Após suposto plano de doping, espanhol é cortado da Olimpíada


Foto: Getty Images
Um dia após ser divulgado um suposto plano de dopagem em que estaria envolvido, o espanhol Ángel Mullera foi excluso da Olimpíada de Londres. A Real Federação Espanhola de Atletismo (RFEA) comunicou a decisão nesta sexta-feira, substituindo o atleta por Sebastián Martos, que também tinha o índice para participar da prova de 3.000 m com obstáculos.

Em seu site oficial, a RFEA informa que "esta decisão é independente da incoação de um expediente disciplinário, acompanhado de suspensão cautelar". O motivo citado é a "presunta falta contemplada" no regulamento antidoping da entidade. O comitê de disciplina esportiva ainda "está avaliando" se dará alguma punição ao esportista.  

Na quinta-feira, o jornal esportivo de Madri As publicou e-mails que Mullera teria trocado com um preparador em agosto de 2011. Segundo o diário, o preparador, o qual não é identificado, recomendou ao corredor produtos proibidos como Mircera e Dynepo, dois tipos de EPO (eritropoietina, ou doping sanguíneo), substância destinada a aumentar os níveis de glóbulos vermelhos no sangue.  

Na ocasião, o periódico lembrava ainda que o atleta, depois de uma lesão que o obrigou a parar durante o inverno europeu, "voltou a competir no último dia 8 de julho em Mataró (na província de Barcelona). Como um tiro fez 8min17s90. Conseguiu o incide mínimo A e o bilhete para Londres".  

Mullera, 28 anos, foi campeão espanhol dos 3.000 m com obstáculos em 2010. No Mundial de 2011, o espanhol ficou no 22º lugar na mesma prova e, com o tempo de 8min31s83, não conseguiu a classificação à final. O evento foi vencido pelo queniano Ezekiel Kemboi, que cravou 8min14s85.  

Na mesma quinta-feira, Mullera utilizou o Twitter para se definir "tranquilo" quanto às acusações. "Depois de falar com os organismos e as autoridades competentes, darei minha versão dos fatos para esclarecer tudo a respeito disso", escreveu. Ele ainda admitiu à Catalunya Radio que foi contatado sobre um possível plano de dopagem, porém ressaltou que não aceitou a oferta, negando ter feito uso de alguma substância proibida.

Segundo a agência Europa Press, fontes do Comitê Olímpico Espanhol (COE) apontaram que o corredor não deu positivo nos testes antidoping de urina e sangue aos quais se submeteu antes da Olimpíada de Londres. De qualquer forma, ele acabou cortado da competição que será realizada entre 27 de julho e 12 de agosto.

Fonte: Terra

Leia mais....(Clíque no título do Post)

Hoje é o dia Nacional do Futebol, Parabéns C. Ronaldo e Emerson Sheik

C. Ronaldo foi eleito por nosso blog o Melhor Jogador do Mundo (51,4%)*
Emerson foi eleito por nosso blog o Melhor Jogador do Brasil (98,7%)*
*Durante o Período compreendido entre o dia 1 Janeiro de 2012 até o dia 19 de Julho de 2012

DIA NACIONAL DO FUTEBOL!

A data foi estabelecida em 1976 pela então CBD (Confederação Brasileira de Desportos), antecessora à atual CBF, em homenagem ao Sport Club Rio Grande, da cidade gaúcha de Rio Grande. É o mais antigo clube em ativid...ade do Brasil, fundado em 19 de julho de 1900. Fora do país, o dia do futebol é comemorado em 26 de outubro.

Em 1863, uma reunião em Londres na Taberna Freemason, na Great Queen Street revisa as regras do jogo, que passa a ser jogado apenas com os pés. É a primeira reunião da The Football Association, a associação de futebol mais velha do mundo, que ainda controla a Premier League Inglesa.

Leia mais....(Clíque no título do Post)

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Lutadores olímpicos divergem sobre migração para o MMA

Cada vez mais popular no cenário mundial, o MMA (sigla para artes marciais mistas) divide as opiniões entre lutadores olímpicos.  

Enquanto alguns combatentes vêem a modalidade como uma boa oportunidade no quesito financeiro, outros fazem críticas com relação ao excesso de violência nas artes marciais mistas.  

Um dos principais opositores ao MMA, o francês Teddy Riner, pentacampeão mundial de judô, rechaçou qualquer possibilidade de disputar campeonatos de artes marciais mistas e criticou a modalidade.  

"Lutar dentro de uma jaula não me atrai", afirmou Riner ao site americano NBC, acrescentando que falta no MMA o tradicional respeito que há em outras artes marciais, especialmente pelo fato de permitir golpes extremamente violentos.  

 "Não há um código moral no MMA. Eu posso ser um guerreiro no tatame, mas no judô você sempre tem que respeitar o adversário".  

A lutadora americana de taekwondo, Diana Lopez, disse que não ficou impressionada com as técnicas de chute nas lutas de MMA.

Em tom irônico, Lopez se colocou à disposição dos lutadores de artes marciais mistas para ensiná-los a melhorar neste quesito.  

Seguindo a mesma linha de raciocínio de Teddy Riner, o irmão de Diana, Steven Lopez, pentacampeão mundial de taekwondo e medalhista de ouro em Sidney 2000 e Atenas 2004, criticou a falta de balanço nos golpes do MMA, argumentando que, apesar da potência dos golpes, não há possibilidade de contra-ataque caso ele seja mal executado.  

Além disso, Steven não quer ingressar no MMA para preservar sua integridade física. "Eu gosto muito do meu rosto para entrar em um ringue de MMA", disse.  

Do lado dos apoiadores do MMA, está o judoca americano Travis Stevens, que treina artes marciais mistas e pensa em ingressar na modalidade após ganhar uma medalha olímpica.

Segundo o lutador, as técnicas de MMA ajudam na transição da luta em pé para o solo, além de oferecer mais alternativas em combate contra outros judocas.  

A judoca americano Ronda Rousey é um exemplo de migração bem-sucedida do judô para o MMA. Medalhista de bronze em Pequim 2008, a atleta trabalhava como bartender até março de 2011, quando recebeu um convite para participar do Strikeforce.  

Até o momento, ela venceu todas as cinco lutas que participou por submissão, sendo quatro delas em menos de um minuto. "As técnicas de judô que eu aprendi foram fundamentais no MMA. Elas me deram uma sobrevida no cenário das lutas", afirmou.

A judoca Kayla Harrison elogiou a compatriota, dizendo que seu retorno aos combates é uma inspiração aos outros atletas. "Eu estou muito orgulhosa da Rosey, pois ela não teve dificuldades para se adaptar ao MMA e está caminhando muito bem", declarou.

Nos Jogos Olímpicos de Londres, as competições de judô serão disputadas entre os dias 28 de julho e 3 de agosto, enquanto que as de taekwondo acontecem entre os dias 8 e 11 de agosto.

Leia mais....(Clíque no título do Post)

Adriano faz treinamento na praia e já sonha com retorno aos gramados


Foto: Maurício Val/Vipcomm/ Divulgação
O atacante Adriano parece ter superado as divergências que teve com os médicos responsáveis por sua recuperação e voltou a trabalhar normalmente com os fisioterapeutas nesta quinta-feira. Debaixo de um temporal na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, o jogador trabalhou a parte física na praia e já projetou o seu retorno aos gramados.

Por meio de sua conta pessoal no Twitter, o atleta informou os seus seguidores que este foi o primeiro trabalho realizado nestas condições e comemorou o bom rendimento que teve nas atividades marcadas pelos médicos. "No final da tarde de hoje (quinta), debaixo de forte chuva, meu primeiro trabalho físico na areia. Falta pouco...", postou Adriano.  

O atacante teve o tendão de Aquiles operado pelo médico flamenguista José Luiz Runco assim que foi demitido do Corinthians. O clube rubro-negro vem dando todo o suporte necessário para o atleta voltar aos gramados, mas ainda não firmou qualquer compromisso com o centroavante. Mesmo assim, as duas partes deverão conversar após a plena recuperação do jogador para que o retorno do atleta ao time seja sacramentado.

Adriano teve o seu retorno estipulado para setembro deste ano. Nas últimas semanas, o atacante viu alguns problemas com os fisiologistas se tornarem públicos, como as seguidas faltas às sessões de fisioterapia. Entretanto, o jogador não se abateu com as novas polêmicas e deu prosseguimento ao tratamento normalmente. O jogador, inclusive, esteve no centro de treinamento do Flamengo na última quarta-feira para trabalhar o físico com bola sem qualquer retaliação por parte dos preparadores do clube.

Fonte: A Gazeta Esportiva

Leia mais....(Clíque no título do Post)

quinta-feira, 12 de julho de 2012

UEFA divulga que Eurocopa 2012 não registrou casos de doping

Foto: Getty Images
A Uefa não registrou nenhum caso de doping na Eurocopa, realizada na Polônia e Ucrânia, segundo divulgou a entidade nesta quinta-feira através de seu site.  

A competição teve programa antidoping no qual foram recolhidas amostras de sangue e urina dos jogadores das 16 seleções que participaram do torneio. Os testes foram feitos tanto fora das partidas, como depois dos jogos.  

Todos os testes foram feitos pela equipe de Agentes de Exame Antidoping, composta por médicos de diversos países da Europa. As análises, por sua vez, foram realizadas no laboratório da Agência Mundial Antidoping (Wada).

"Mais uma vez a Uefa demonstrou seu compromisso de seguir na frente na luta contra o doping no futebol de elite", declarou o presidente do Comitê Médico da Uefa, Michel D'Hooghe.

Fonte: Terra

Leia mais....(Clíque no título do Post)