sexta-feira, 15 de junho de 2012

McLaren oferece cerveja para mecânicos melhorarem pit stops

Foto: FIA/F1 Racing/Promo
Os constantes erros em pit stops durante a temporada 2012 da Fórmula 1 fizeram a McLaren oferecer um incentivo aos mecânicos. O diretor esportivo da equipe britânica, Sam Michael, prometeu dar cerveja aos funcionários quando as trocas de pneus passarem a ser feitas na média de 3s.
 
No Grande Prêmio do Canadá, a McLaren encontrou problemas para trocar o pneu traseiro direito na segunda parada de Lewis Hamilton. O pit stop de 5s poderia ter atrapalhado a corrida do inglês, embora ele tenha se recuperado na pista e ultrapassado Sebastian Vettel e Fernando Alonso nas dez últimas voltas da prova para vencer.
 
Em meio a esse contexto, Michael resolveu tomar uma nova atitude. Conforme informou à emissora Sky no Circuito Gilles Villeneuve, em Montreal, "o desafio para eles (mecânicos) é vencer os 3s e têm grande motivação", citando que ofereceu "à toda a equipe uma rodada de cervejas para quando tiver uma média de 3s".
 
No início da temporada, o diário espanhol Marca reportou que o pit stop mais rápido do ano era o da Ferrari, que trocou os pneus de Fernando Alonso em 2s4 no Grande Prêmio da China.
 
Conforme disse Michael, a McLaren põe "muito esforço nas paradas nos boxes". Ele comparou a maneira como se gasta "energia" nisso a um "time de futebol". Apesar do erro com Hamilton, o dirigente analisou que os primeiros pit stops no Canadá "foram tão bons que os dois pilotos não reagiram a tempo", perdendo tempo de reação porque segundo ele houve uma evolução de 0s5.

Durante o campeonato, a escuderia britânica já havia cometido pelos menos três outros erros em pit stops. No GP do Bahrein, Hamilton largou no segundo lugar e terminou no oitavo muito em função de problemas em dois pit stops, sempre com atraso na recolocação do pneu traseiro esquerdo.

Na ocasião, o mecânico que operava a pistola de ar foi substituído pelo time, que já havia demorado na troca de Jenson Button no GP da China, quando ele tinha esperanças de buscar a vitória - recebeu a bandeirada na segunda posição.

A McLaren, que no início do ano dava a impressão de ter o carro mais rápido da F1, é atualmente a vice-líder do Mundial de Construtores com 133 pontos, contra 164 da Red Bull. Com 88 pontos, Hamilton passou a liderar a tabela de pilotos depois da vitória em Montreal; Button tem 45 e ocupa o oitavo lugar.

Fonte: Terra

Leia mais....(Clíque no título do Post)

Nenhum comentário:

Postar um comentário