quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Blatter pede desculpas ao presidente do COI por ofensas públicas

Foto: AP
Tudo indica que, pelo menos nas aparências, chegou ao fim o mal-estar entre a Fifa e o Comitê Olímpico Internacional (COI), provocado por críticas públicas de uma entidade à outra. O presidente da Fifa, Joseph Blatter, telefonou ontem para o presidente do COI, Jacques Rogge, para se desculpar por ter falado mal do COI em uma entrevista coletiva na semana passada, no Catar, quando afirmou que o comitê lida com suas finanças "como se fosse uma dona de casa". O presidente da federação de futebol ainda disse que a sua entidade é mais transparente do que a olímpica, da qual ele curiosamente também faz parte, desde 1999.
 
"O COI, eu diria, é um clube", disse o presidente da Fifa. "Dos 115 membros do COI, apenas 45 estão diretamente ligadas ao esporte. Todos os outros, os outros 70 membros, são nomeados individualmente. Se você precisa saber em que lugar do mundo você ainda tem príncipes, princesas e reis, então você vai à lista de membros do COI. Você vai encontrar um monte deles", afirmou Blatter, sem rodeios, enquanto defendia a Fifa das acusações de corrupção que pesam sobre o órgão desde a divulgação de que vários membros teriam recebido propina e negociado votos nas eleições para a escolha das sedes das Copas do Mundo de 2018 e 2022. Vinte e quatro integrantes do comitê executivo foram afastados das funções em decorrência do escândalo.
 
A informação de que Blatter teria telefonado ontem pela manhã para Rogge para se desculpar por suas declarações foi obtida pela agência de notícias AP. Blatter teria alegado a Rogge que várias das suas afirmações teriam sido mal-interpretadas. Uma fonte do COI confirmou ao Terra que "não nega a matéria da AP". À agência, Rogge não confirmou nem desmentiu a ligação, mas declarou que "o incidente está encerrado".

A expectativa é de que o assunto seja abordado nesta tarde em uma coletiva de imprensa que o presidente do COI dará a jornalistas reunidos em Lausanne, na Suíça. O comitê executivo da entidade está reunido na sede do órgão na cidade para tratar sobre os preparativos dos próximos Jogos Olímpicos em Londres, Rio de Janeiro e Socchi. O evento termina hoje.

Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário