quinta-feira, 8 de março de 2012

Emoção e choro marcam entrada de Guga no Hall da Fama do tênis

Foto: Edson Lopes Jr. /Terra
O International Tennis Hall of Fame & Museum anunciou nesta quinta-feira o que já era certo desde o início da semana: Gustavo Kuerten fará parte do Hall da Fama. Em evento realizado na sede do Banco do Brasil, em São Paulo, a entidade americana oficializou a aprovação do maior representante da história do tênis masculino do País, tricampeão de Roland Garros e ex-número 1 do mundo.

Durante o evento, o ex-tenista foi homenageado com um vídeo que passou grandes momentos de sua vitoriosa carreira e não conteve a emoção.
 
Guga chorou bastante ao ver a cena do dia em que anunciou sua despedida das quadras, em 2008. Emocionado, o ex-atleta lembrou do pai, Aldo Kuerten, que morreu por conta de um ataque cardíaco quando Guga tinha oito anos de idade.
 
 O ex-tenista também citou a família e o treinador Larri Passos, com quem viveu os melhores momentos como profissional.
 
O Hall da Fama havia dado todos os indícios da inclusão de Kuerten no seleto grupo de tenistas de maior destaque na história na última segunda-feira, quando anunciou a presença de Guga em São Paulo nesta quinta. A informação, porém, não era confirmada.
 
"Temos a honra de convidá-lo para o evento de anúncio Hall of Fame 2012 - Gustavo Kuerten", constava no convite enviado à imprensa, com uma foto de Guga levantando a taça de Roland Garros em 2001, pela terceira vez na carreira.

"Representantes do International Tennis Hall of Fame & Museum localizado em Newport, Rhode Island, EUA, estarão em São Paulo para fazer um anúncio especial. O Hall of Fame homenageia os maiores campeões do tênis e preserva a história do esporte", aparecia no convite.

Apesar da confirmação de que Guga fará parte do Hall da Fama, a entrada do brasileiro no seleto grupo de tenistas só será oficializada em julho - quando a entidade incluirá novos nomes à atual lista.

A entrada de Guga também aumentou a modestíssima lista de sul-americanos no grupo: além dos brasileiros Kuerten e Maria Esther, compõem o rol de lendas do tênis os argentinos Guillermo Vilas e Gabriela Sabatini, o peruano Alex Olmedo e o equatoriano Francisco "Pancho" Segura Cano.

Entenda o Hall da Fama:
 
Organização sem fins lucrativos, interessada em preservar a história do tênis e independente das principais instituições que regem o esporte (como ITF, ATP e WTA), o International Tennis Hall of Fame & Museum foi fundado em 1955 e desde então, já "imortalizou" 220 (com Guga, 221) representantes que marcaram a modalidade. Nos primeiros 20 anos de existência, a entidade apenas condecorava atletas dos Estados Unidos.
 
Atualmente, para que um novo representante adentre a lista de "imortais" do tênis, faz-se necessário cumprir três pré-requisitos, além de passar por uma votação: ele precisa ter atuado nos últimos 20 anos antes da indicação; possuir uma lista de conquistas no mais alto nível internacional e haver sempre prezado por integridade, caráter e espírito esportivo; e não ter obtido resultados significativos nos cinco anos que antecedem a indicação.
 
Cumprida essa lista, o postulante passa por uma votação, precisando receber um índice de 75% de aprovação.

Para 2012, o Hall da Fama havia aberto votação para as entradas de outros dois tenistas que também lideraram o ranking e conquistaram três títulos de Grand Slam há menos de 15 anos: a americana Jennifer Capriati e o russo Yevgeny Kafelnikov - que ficou marcado por ser um dos principais "fregueses" de Guga (embora o retrospecto seja relativamente equilibrado, com sete vitórias de Kuerten em 12 confrontos, o europeu caiu nas quartas de final de Roland Garros nas três campanhas vitoriosas do catarinense no Grand Slam francês). A entidade não informou se a dupla também entrará na lista.

Fonte: Terra

Leia mais....(Clíque no título do Post)

Nenhum comentário:

Postar um comentário