terça-feira, 17 de agosto de 2010

Doenças ligadas à alimentação: consciência e tratamento


A intensa necessidade de alcançar a correta composição corporal para o bom desempenho pode levar o praticante de atividade física a adotar métodos não saudáveis de controle de peso ou a adquirir padrões que o levam a alimentar-se desordenadamente.

Fatores de risco

- Fazer dietas na idade jovem ou "ganhar peso" em alguns esportes em particular;
- Fatores de personalidade - Esforço, perfeccionismo, determinação, competitividade;
- Experiências traumáticas com ganho de peso/ comentários sobre peso;
- Aumento súbito no treinamento;
- Circunstâncias emocionais - uma contusão ou a perda de um técnico;
- Esportes que enfatizem magreza ou requeiram classificação por peso (corrida de longa distância, ginástica, mergulho, remo, luta, levantamento de peso).

Tríade que afeta atletas mulheres

Trata-se de três doenças que ocorrem em meninas e mulheres ativas fisicamente:

1. Comer desordenadamente:

Comer desordenadamente abrange uma variedade de comportamentos alimentares e/ou características que são consideradas anormais;
Anorexia nervosa é caracterizada pela recusa em se manter com um peso normal, medo intenso de ganhar peso, imagem distorcida do corpo e amenorréia.
Já a bulimia nervosa, caracteriza-se por métodos anormais de evitar o ganho de peso e auto-avaliação baseada na forma e no peso do corpo. Comportamentos graves relacionados à alimentação desordenada incluem o uso de remédios para emagrecer, laxativos, diuréticos, vômitos e jejuns em um esforço para controlar ou perder peso corporal. Comportamentos como estes podem resultar em desempenho prejudicado, amenorréia e até morte.

2. Amenorréia

Amenorréia é a ausência da menstruação e pode ser de dois tipos. A alimentação inadequada para as atividades da atleta pode levar a interrupções no ciclo menstrual dela e à perda prematura de osso.

3. Osteoporose

A osteoporose é definida como uma diminuição de massa óssea por má formação e perda prematura de osso, resultando em um risco maior de fragilidade e fratura. Com a interrupção ou suspensão do ciclo menstrual há uma perda de estrógeno, o que pode levar a uma diminuição da massa óssea, colocando o indivíduo em risco de fraturas e até osteoporose prematura.

Sinais de aviso

Uma atleta pode mostrar muitos sinais e sintomas que constituem avisos de uma ou mais doenças:

- Desempenho inferior;
- Fuga de eventos sociais com a equipe e amigos;
- Preocupação com o peso, comida e calorias;
- Perda de peso ou manutenção de peso corporal baixo;
- Baixa auto-estima;
- Lesões freqüentes, possivelmente em razão de exercício excessivo;
- Diminuição de energia;
- Medo de ganhar peso;
- Mudanças de humor;
- Sintomas depressivos;
- Bebedeiras e uso de purgantes.

Tratamento efetivo

O tratamento ideal e efetivo para as doenças citadas requer uma equipe de profissionais que inclui um médico, um psicólogo e um nutricionista. Também pode abranger treinadores, técnicos de força e condicionamento e outros assistentes atléticos. Um técnico ou treinador atlético pode facilitar o tratamento expressando preocupação pela alegria e bem-estar do atleta. Comentários sobre os sentimentos do praticante de atividade física serão mais bem recebidos do que observações sobre peso e comportamentos alimentares. Uma vez que o técnico ou treinador tenha a confiança do indivíduo, o encaminhamento para um membro da equipe de tratamento pode ser sugerido com delicadeza.

Fonte: Gatorade Sports Science Institute (GSSI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário