quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Hérnia de disco: doença pode ser curada com tratamento de terapias corporais, fisioterapia e Pilates

Estudos recentes da Escola Paulista de Medicina revelaram que cerca de 70% da população brasileira com mais de 40 anos sofre de algum tipo de problema na coluna. Se exames de diagnóstico forem realizados em todos os pacientes que sofrem do mal, cerca de 40% dos casos detectarão hérnia de disco. Os números preocupantes deixam um alerta: a doença tem cura, mas exige tratamento adequado e acompanhado por profissionais devidamente capacitados e preparados.
Fatores genéticos, psicológicos, obesidade, permanência por muito tempo sentado ou na mesma posição são algumas das causas para o desenvolvimento das lesões na coluna. "Os discos intervertebrais que suportam as cargas e peso do corpo desgastam-se ao longo dos anos ou pelo uso inadequado ou por movimentos repetitivos, o que facilita a formação de hérnias de disco, ou seja, ocorre uma ruptura da parede do anel fibroso", define Dra. Tânia Tavares Pina, fisioterapeuta do Centro de Bem-Estar Khora.
Os sintomas podem variar dependendo da região afetada. Os mais comuns que detectam a doença são formigamento doloroso ou não nos membros inferiores e superiores. A doença pode afetar somente as extremidades do corpo como pés e mãos, diminuir a sensibilidade ou até provocar fraqueza em uma ou ambas as pernas.
A boa notícia é que o mal tem cura e a última opção é a indicação de cirurgia. O tratamento pode variar entre fisioterapia, terapias corporais e Pilates e atingem resultados surpreendentes.
"O aquecimento do local provocado pelo calor das mãos em contato com o corpo ajudam a descomprimir os nervos inflamados e reduzem a dor", explica a fisioterapeuta.
A atividade física também é parte fundamental no combate a doença. "A união das terapias corporais com o autêntico Pilates são capazes de minimizar dores e proporcionam uma melhora significativa na qualidade de vida. A busca interminável pelo bem estar vem crescendo a cada dia", diz a diretora executiva do Centro de Bem-Estar Khora, Patrícia Castellar Pirozzi.
O autêntico Pilates utiliza diferentes equipamentos e exercícios que proporcionam melhora na consciência corporal, aumentam a flexibilidade e fornecem equilíbrio e força muscular para a coluna. Concentração, fluidez, controle, respiração e força são os princípios básicos do método que reeducam a postura de forma uniforme, evitando assim prejuízos em toda a estrutura corporal óssea.

Fonte: UNIFESP/EPM

Nenhum comentário:

Postar um comentário