quarta-feira, 1 de setembro de 2010

CENTENÁRIO CORINTHIANO É HOJE!

Chegou o dia. Nesta quarta-feira o Corinthians completa 100 anos de existência. A festa começou com um show no Vale do Anhangabaú, em São Paulo (SP), e termina com um abraço simbólico que os torcedores vão dar no Parque São Jorge.
QUEREMOS DESEJAR UM FELIZ ANIVERSÁRIO AO SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA

Festa do Corinthians tem mais de 100 mil pessoas

Superando todas as expectativas, o torcedor do Corinthians compareceu em massa para a festa da virada do centenário no Vale do Anhangabaú, em São Paulo. Segundo a Polícia Militar, mais de 100 mil pessoas estiveram no evento. Os organizadores esperavam 50 mil. E com a presença de grandes ídolos do clube, contaram os minutos até a meia-noite, quando a mudança no relógio marcou o centenário do Corinthians e iniciou uma grande queima de fogos de artifício.
Ronaldo foi o grande aplaudido da noite na comemoração popular. O Fenômeno entrou no palco por volta das 22 horas e recebeu o título de cidadão paulistano, concedido pela Câmara Municipal. Ao som da música feita pelo cantor Marcelo D2 em sua homenagem, ele foi apresentado pelo ex-jogador Neto. No telão, imagens de lances e gols do atacante com a camisa do Corinthians. A cada bola na rede que o vídeo mostrava, Neto soltava o grito de gol, chamando a torcida a fazer o mesmo junto com ele. O ex-jogador, aliás, roubou a cena. Com uma camisa modelo retrô, preta com listras brancas, igual à usada pelo Corinthians na conquista do Campeonato Paulista de 1977, que marcou o fim do jejum de títulos, Neto fez de tudo. Comandou os artistas, exaltou ídolos do passado, comandou o público. "Aqui é Corinthians", gritava.
Nesta quarta, dia do centenário, a festa continuará pelas ruas da cidade. O Corinthians convocou todos os torcedores a sair de casa com uma camisa do clube e colocar bandeiras nas janelas dos apartamentos. A partir das 18 horas haverá uma concentração na esquina da rua José Paulino com a rua Cônego Martins, no bairro do Bom Retiro, local onde ocorreu a reunião de fundação do clube. Pouco depois haverá um ato simbólico de revitalização do marco zero do Corinthians, com a presença de ídolos e jogadores.

Momentos de Tensão

Durante o show, um princípio de tumulto ocorreu quando Ronaldo apareceu. As pessoas próximas do palco tentaram invadir um espaço reservado à imprensa, mas foram contidas pela PM. Não houve feridos. A comemoração entrou pela madrugada.
Mas nem tudo foi festa no Anhangabaú. Horas antes do evento, a Polícia Militar recebeu uma denúncia de que uma possível bomba havia sido colocada na região, dentro de uma mochila. Mas o Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE) fez uma varredura no local e detectou que não havia nenhum artefato explosivo. Cerca de 400 policiais trabalharam na segurança.

     Lula recebe título de Torcedor Símbolo do Centenário

Corintiano mais ilustre, Luiz Inácio Lula da Silva recebeu na noite desta terça-feira o título de Torcedor Símbolo do Centenário. O presidente fez questão de demonstrar todo o seu amor pelo clube e também lembrar algumas passagens do futebol brasileiro. A homenagem no Parque São Jorge abriu as comemorações previstas para a data.
O "sonho da casa própria", como gosta de dizer o presidente corintiano Andrés Sanchez, não foi citado por Lula. Ele teria orquestrado o projeto do estádio, que será construído em Itaquera, na zona leste de São Paulo.
Na cerimônia - cercada de políticos, autoridades e até dirigentes de outras equipes -, Lula recebeu uma infinidade de presentes. Entre os mimos oferecidos pelos corintianos: carteira dos conselheiros, baú banhado a ouro com todos os distintivos da história do clube, camisa comemorativa do centenário, além de certidão e passaporte da República Popular do Corinthians. Do Clube dos 13, ganhou um troféu de Chanceler Honorário do Futebol Brasileiro.
"Saio daqui mais corintiano. Saio com o passaporte corintiano, com a minha mulher com o passaporte e, certamente, meus filhos também terão passaporte. Não quero ninguém vivendo na clandestinidade na República Popular do Corinthians", brincou Lula.
Acompanhado da mulher Marisa Letícia e de Andrés, Lula ouviu atentamente os longos discursos, alguns exageradamente politizados para o clima da festa centenária. Orlando Silva (ministro dos Esportes) e Fábio Koff (presidente do Clube dos 13) estiveram na cerimônia.
"Que os próximos presidentes sejam como o presidente Lula. Não só para o futebol como para o País como um todo", disse Andrés.
Bem-humorado, até cutucou o rival Palmeiras e lembrou momentos marcantes de vitórias e derrotas na história do clube. O Campeonato Paulista de 1977 e "as inúmeras vezes que apanhou do Santos" fora citadas. "Se o Palmeiras quiser me dar um título, também aceito", disse Lula.
A festa corintiana segue pelas ruas da capital paulista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário