quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Gripe: O que comer ?

O frio chegou com tudo, os dias estão cada vez mais gelados e com ele vem a tosse, a coriza, a dor de cabeça, as dores no corpo, enfim, os tão conhecidos sintomas da gripe.
Para que a gripe não te pegue, nada mais eficiente do que um sistema imunológico fortalecido. E para isso algumas receitinhas são recomendadas como: tomar suplementos de vitamina C, tomar chás, etc. Mas será que tudo isso realmente vai afastar a gripe?

Suplementos de Vitamina C:
Ao contrário do que as pessoas dizem, consumir suplementos de vitamina C não evita que contraia a gripe, ela pode somente amenizar alguns sintomas. Além disso, só podem ser consumidos com prescrição de um médico ou nutricionista.
O organismo só consegue absorver 100 miligramas de vitamina por dia, quantidade facilmente atingida nas refeições diárias. As principais fontes de vitamina C são: acerola, laranja, morango, pimentão vermelho, kiwi, goiaba,
brócolis, etc.
Chás:
De maneira geral, os chás colaboram para uma maior ingestão de líquidos no inverno, período em que normalmente bebemos menos água e isso já faz deles um aliado contra a gripe. A falta de hidratação deixa a mucosa do sistema respiratório mais espessa, favorecendo a cultura de vírus e bactérias.
Mas fora isso, eles só amenizam alguns sintomas da gripe, não evitam o contágio ou fortalecem o sistema imunológico.

Probióticos:
Os probióticos são encontrados em produtos como leite fermentado e iogurtes e em contato com as células de defesa do intestino, induzem uma reação imunológica, fortalecendo as células de defesa de todos os órgãos.
Mais "fortes", as células de defesa evitam a proliferação de agentes invasores na mucosa do trato respiratório.

A melhor maneira de se prevenir contra a gripe é:

1- Se alimentar de forma saudável, consumindo todos os dias verduras, legumes e frutas,
2- Praticar atividade física regularmente,
3- Dormir bem e em média 8 horas por dia,
4-  Não fumar.






Mas se mesmo assim a gripe te pegar, beba bastante líquido e recorra a boa e velha canja da vovó!

Camila Rebouças de Castro
Nutricionista - CRN- 314.112

Nenhum comentário:

Postar um comentário