domingo, 13 de março de 2011

Fiba decide classificação direta de britânicos para Londres

 
As seleções masculina e feminina de basquete da Grã-Bretanha têm presença garantida nos Jogos Olímpicos de Londres 2012. No pleito promovido pela Federação Internacional de Basquete (Fiba) em Lyon neste domingo, a inclusão dos times britânicos ganhou por 16 votos a quatro.
 
Em seu site oficial, a Fiba informa que a Grã-Bretanha cumpriu os requisitos para ganhar as vagas ao provar competitividade em quadra com a classificação das duas seleções para os campeonatos europeus. Além disso, os britânicos prometeram desenvolver um plano para o crescimento do basquete após os Jogos Olímpicos.
 
Além de conceder vagas automáticas, a Fiba reiterou a necessidade de as federações da Inglaterra, Escócia e País de Gales trabalharem para provar o comprometimento com a evolução da modalidade. A entidade pede que as nações estudem o melhor modelo de administração para o basquete no futuro.
 
Patrick Baumann, secretário geral da Fiba, exige o cumprimento do acordo. "Eles vão disputar os Jogos Olímpicos, mas até o dia 12 de junho de 2012 os britânicos devem decidir a melhor forma para administrar o esporte depois do final das Olimpíadas", declarou.
 
A medida abre um precedente favorável ao Brasil. Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), chegou a anunciar que as seleções nacionais de basquete não teriam vagas garantidas nos Jogos do Rio de Janeiro 2016.

Além de determinar a inclusão das seleções britânicas de basquete em Londres 2012, a Fiba decidiu que a próxima edição do Mundial de Basquete Feminino será disputado na Turquia, em 2014. No ano passado, o país sediou a versão masculina do torneio, vencida pelos EUA sobre os donos da casa.

Leia mais....(Clíque no título do Post)

Fonte: A Gazeta Esportiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário