quinta-feira, 7 de julho de 2011

8 dicas para sua feijoada ficar deliciosa e light!


Com o frio que começa aparecer no Brasil, a feijoada passa a ser um prato mais consumido. Mas muitas pessoas fogem dela por ser muito gordurosa e conter muitas calorias

Saiba que isso não é necessário, você pode comer a feijoada sem medo, seguindo algumas dicas, substituindo alguns alimentos, e claro, controlando a quantidade.

- A dupla arroz e feijão é muito conhecida entre os brasileiros e extremamente saudável, e na feijoada não é diferente. As calorias e nutrientes do feijão preto e do carioca ou mulatinho são praticamente os mesmos.

- Para evitar o excesso de gordura, retire a gordura aparente de todas as carnes. Quando for consumir escolha somente um tipo de carne, prefira uma carne mais magra, como a carne seca ou o lombo.


- Troque o torresmo pela couve como acompanhamento. A couve combina muito com a feijoada e contém bem menos calorias do que o torresmo, além de ser mais saudável. E não acrescente bacon na couve, prepare-a somente com um pouco de azeite e alho.

- Evite o consumo de bebidas alcoólicas. Troque a caipirinha e a cerveja por suco de frutas. Se possível, opte pelos sucos de frutas ácidas, elas te ajudarão no processo de digestão.

- Na semana em que for comer a feijoada, procure controlar mais a sua alimentação. Não precisa diminuir calorias, mas evite consumir frituras, refrigerantes, alimentos industrializados, doces. Dê preferência a alimentos mais saudáveis e integrais.

- Para muitas pessoas a farofa é indispensável em uma feijoada, mas evite as que contêm bacon, ovos, lingüiça. Você já tentou torrar a farinha de mandioca com um pouco de margarina? Ela fica muito saborosa e menos calórica do que a farofa tradicional.

- Troque a sobremesa por frutas. Nos restaurantes, a laranja é comumente servida com a feijoada e é uma ótima pedida. Por ser uma fruta ácida ela contém componentes que ajudam na digestão.

- No dia seguinte ao consumo da feijoada, consuma alimentos saudáveis, beba bastante água, consuma verduras, legumes, frutas e evite alimentos muito gordurosos e calóricos. E não se esqueça de praticar atividade física, ela vai te ajudar a mandar embora as calorias extras da feijoada.

Mesmo com essas dicas a feijoada ainda assim é um prato calórico, por isso é importante que tenha moderação.


Camila Rebouças de Castro
Nutricionista - CRN-3 14.112
 Leia mais....(Clíque no título do Post)

Nenhum comentário:

Postar um comentário