segunda-feira, 18 de julho de 2011

Mentor do Reffis detona preparação física do São Paulo e revela queixas de atletas

Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press
O São Paulo teve um primeiro semestre com vários desfalques em decorrência de lesões no elenco. Tantos problemas não ocorreram por acaso e podem ter sido reflexo de preparação física inadequada. A constatação é do ex-fisiologista do clube, Turíbio Leite de Barros, demitido no ano passado após 25 anos no São Paulo e um dos mentores do centro clínico tricolor (Reffis).

Em entrevista ao UOL Esporte, Turíbio não poupou críticas à diretoria e diz, sem revelar nomes, que já ouviu queixas de atletas do elenco sobre a preparação atual. Ele acredita que a metodologia de treinamento físico executada na pré-temporada (com turnos de três treinos) teve interferência direta na série de lesões no grupo.

Para Turíbio, a adoção de três turnos de treinamentos diários, coordenada pelo preparador físico Riva Carli, potencializou o risco de lesões.

Treino em três períodos deve ser feito apenas quando o jogador já trabalha dessa forma. Jamais com quem nunca trabalhou dessa maneira, ainda mais em uma pré-temporada depois de férias. E nenhum jogador tinha o costume de treinar 3 vezes ao dia, declarou Turíbio, que atualmente desenvolve trabalho de fisiologia direcionado a atletas de diversas modalidades esportivas do clube Pinheiros, em São Paulo .

Treinamento não é quantitativo, mas qualitativo, complementou.

Entramos em contato com a assessoria do São Paulo para obter a posição oficial do clube, mas não obteve resposta.

Leia mais....(Clíque no título do Post)

Por: LGS (Nosso novo colunista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário