terça-feira, 9 de agosto de 2011

Preparador físico Riva Carli critica duramente o fisiologista Turíbio

Foto: SPFC.NET/Promocional
Ele soube às 8h30 do dia 1 de agosto que não era mais preparador físico do São Paulo. Mas isso não o magoou tanto quanto a fama de estourador de jogador (rechaçada veementemente) que Riva Carli atribui ter sido propagada pelo ex-fisiologista do clube Turíbio Leite de Barros, a quem ele criticou duramente.

“Tudo começou com o doutor Turibio que, sem ter conhecimento algum do que estava ocorrendo no centro de treinamento, e não sei de que forma estava obtendo esse tipo de informação, analisou todo o trabalho da comissão técnica com irresponsabilidade”, afirmou ao UOL Esporte.

“Ele é uma pessoa publica, que está todo o dia na mídia... tem um conceito, tem uma palavra muito balizada, mas trouxe problema para a preparação física do São Paulo com uma inverdade, irresponsabilidade muito mal colocada e sem ética alguma”, complementou.

A ira de Riva Carli contra Turíbio foi motivada pela declaração que o pai e "mentor do Reffis " fez também ao UOL Esporte criticando o método do preparador físico de dar três treinamentos por dia na pré-temporada.

“Treino em três períodos deve ser feito apenas quando o jogador já trabalha dessa forma, jamais com quem nunca trabalhou dessa maneira, ainda mais em uma pré-temporada depois de férias. E nenhum jogador tinha o costume de treinar três vezes ao dia”, falou Turíbio.

Riva Carli rebateu o comentário de Turíbio e ressaltou a importância de ter esse tipo de trabalho. Segundo o preparador, na Alemanha os atletas treinam em três períodos e ninguém fala nada.

“Três períodos é para dividir o trabalho em três partes, dando oportunidade ao jogador para descansar, se alimentar e voltar para um novo treinamento. Muitas vezes se dá só um período ou dois massacra o jogador por colocar carga demais”.

Turíbio Leite de Barros foi fisiologista do São Paulo durante cerca de 25 anos e se considera responsável pela criação do Reffis, centro de recuperação de excelência do São Paulo. O clube, no entanto, contesta a "paternidade" do projeto, em mais um capítulo da rusga entre a atual diretoria e o profissional. 

Riva acredita que foi colocado como “bode expiatório”. O profissional disse que o êxito do São Paulo em campo no último domingo [na vitória contra o Avaí por 2 a 1 na Ressacada] muito se deve ao êxito do seu trabalho nos sete meses que ficou à frente do clube.

“Tudo isso foi colocado no mesmo pacote, e só jogaram para mim uma responsabilidade que não é verdadeira e eu não assumo. Fiquei satisfeito de forma geral. Meu trabalho está aí. Vi a performance dos jogadores no último domingo, e todos do São Paulo foram bem”.

Leia mais....(Clíque no título do Post)

Fonte: UOL Esportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário