quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Pan 91: o dia em que Fidel se rendeu ao basquete brasileiro

 
Os Jogos Pan-Americanos de 1991, em Havana (Cuba), marcaram o início de uma trajetória cheia de conquistas e revelações no basquete feminino brasileiro. Com nomes que perduram até hoje, como Paula, Janeth e Hortência, o Brasil bateu as donas da casa na final por 97 a 76 e levou o ouro. As jogadoras, inclusive, receberam as medalhas das mãos do presidente Fidel Castro, que saiu da sua área VIP.
 
Durante a entrega, Fidel ainda brincou com Hortência e Paula, falando para as duas que elas tinham trapaceado e deviam estar com uma "mira-laser" na mão, pois não erravam os alvos. A cena se mantém como um dos momentos marcantes da participação brasileira em Pan-Americanos e também na carreira dessas jogadoras.
 
Tanto Paula, quanto Janeth e Hortência concordam que o título em 1991 não foi o mais importante daquela Seleção, mas representou o início de uma década vitoriosa do basquete feminino brasileiro. A partir desse título, a equipe conquistou o Mundial em 1994, foi medalha de prata em Atlanta 1996 e bronze em Sidney 2000.
 
Veja entrevista com três ícones da modalidade:

Repórter - Como foi o percurso até chegar ao Pan de 1991?

Hortência - A nossa conquista em 1991, na verdade foi o resultado de uma trajetória do basquete feminino que começou em 1979, no Pan de San Juan, quando a equipe brasileira conquistou o quarto lugar. Em Caracas, 1983, conquistamos o bronze e em Indianápolis, 1987, a prata.
 
Paula - Em alguns momentos queríamos desistir, mas seguimos em frente e acreditávamos que chegaríamos lá. O entrosamento da equipe foi muito importante nessa conquista. Eu olhava para a Hortência em quadra e já sabia o que ela queria (as duas jogaram juntas pela Seleção por 22 anos).

R - O que o Pan de 1991 representou para vocês?

Hortência - Ali foi a grande ascensão do basquete feminino, onde demos a grande alavancada. Foi o grande momento nosso, em que adquirimos bastante experiência e confiança e quebramos a hegemonia dos EUA.
 
Paula - A partir desse título, a Seleção feminina conquistou o Mundial em 1994, medalha de prata em Atlanta 1996 e bronze em Sidney 2000.

R - Como foi ter recebido a medalha das mãos de Fidel?

Paula - Foi bacana ter visto Fidel, que foi jogador de basquete, torcendo por Cuba, mas entregando a medalha de campeã para gente.
 
Janeth - O fato de ter recebido a medalha de um ícone da política mundial foi muito marcante e bom, porque ficamos lembrando o momento em que aconteceu. Não imaginava que ele ia descer da arquibancada da área VIP, e quando isso aconteceu me senti privilegiada.

R - Que dica a geração de vocês têm a dar para a equipe que começa agora nas quadras?
Janeth - É importante dedicação, atenção nos detalhes e acreditar nos sonhos. É o que eu sempre digo.

Fonte: Terra

Leia mais....(Clíque no título do Post)

Nenhum comentário:

Postar um comentário