quarta-feira, 13 de março de 2013

Inscrições Encerradas (LOTADA!!!) CEFIT: Pós-Graduação: Biomecânica do Exercício


   CONSULTOR CIENTÍFICO-PEDAGÓGICO CONVIDADO:

Prof. Dr. Júlio Cerca Serrão: Licenciado em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE-USP), mestrado em Ciências da Motricidade pelo Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista, doutorado e livre-docência pela EEFE-USP. Atualmente, é professor associado da EEFE-USP, onde exerce a coordenação do Laboratório de Biomecânica. Tem experiência na área de Biofísica, com ênfase em Biomecânica. Sua linha de pesquisa envolve a Biomecânica do Esporte, a Biomecânica da Locomoção, a Biomecânica do Exercício e a Biomecânica do calçado.

COORDENAÇÃO ACADÊMICA:

Dr. Fernando Carmelo Torres: Médico Esportivo do Dep. de Fisiologia (Setor de Fisiologia do Exercício) e Membro do Corpo Clínico da Residência de Medicina Esportiva da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Foi Supervisor Geral de Ensino e Docente do Centro de Estudos de Fisiologia do Exercício (CEFE); Coordenador de diversas turmas dos Cursos de "Treinamento Personalizado" e de "Fisiologia do Exercício", além de Docente do Curso de "Treinamento Desportivo" do CEFE e da UNIFESP; Coordenador de Medicina Esportiva / Avaliação Física e Supervisor Geral da Rede "Fórmula Academia" – 1995 / 2008; Médico Fisiologista de diversos atletas e equipes de elite.

DOCENTES E PALESTRANTES CONVIDADOS:

Profa. Dra. Carina Helena Wasem Fraga: Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003), com intercâmbio acadêmico realizado na Faculdade de Educação Física pela Universidade do Porto (2002), mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e doutorado em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010). Atualmente, é coordenadora e professora do Curso de Biomecânica da Atividade Física e Saúde da Universidade Gama Filho, professora titular dos cursos de bacharelado e licenciatura em Educação Física da Universidade Paulista (UNIP) e professora convidada em outros diversos Cursos de Especialização, como Musculação e Treinamento de Força, Treinamento Funcional, entre outros. Desenvolve pesquisa em Parceria com os Laboratórios de Biomecânica da USP e da UNESP, relacionada aos temas fadiga muscular, corrida, eletromiografia e cinemática.

Profa. Dra. Kátia Brandina: Possui graduação em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (1997), mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (2004) e doutorado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é professor titular do Instituto Santanense de Ensino Superior Universitário, Professor do Centro Educacional Sorocabano Uirapuru e Revisor de periódico da Revista Brasileira de Biomecânica. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Biomecânica. Atuando principalmente nos seguintes temas: biomecânica, percepção, forças externas, corrida, andar.

Prof. Dr. Ludgero Braga Neto: Bacharel em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1997). Mestre e doutor em Educação Física pela Universidade de São Paulo (2003 e 2008, respectivamente). Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: biomecânica dos gestos esportivos, especificamente no tênis (saque, forehand e backhand).

Profa. Dda. Alex Sandra Oliveira de Cerqueira Soares: Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Bandeirante de São Paulo (1997) e mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professora assistente III da Universidade de Taubaté. Tem experiência na área de Fisioterapia aplicada a Ortopedia e Traumatologia atua nesta área no ensino e na pesquisa. Na Equality Saúde e Performance atende pacientes com disfunções ortopédicas, traumatológicas e vasculares (linfedemas) além de ministrar cursos de extensão e fazer parte do corpo docentes dos cursos de Pós-Graduação oferecidos pela empresa em convênio com instituições de ensino superior.

Profa. Dda. Ana Paula da Silva Azevedo: Possui graduação em Educação Física pela Universidade de São Paulo (2004) e mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é Professora de Educação Física do Governo do Estado de São Paulo, Pesquisadora do Laboratório de Biomecânica - Escola de Educação Física e Esporte - USP, Revisor de periódico da Revista Brasileira de Biomecânica, Docente da Universidade Gama Filho e Professora técnica Curso Licenciatura em EF da Escola de Educação Física e Esporte - Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Biomecânica. Atuando principalmente nos seguintes temas: Biomecânica, Calçado falsificado, eletromiografia, força de reação do solo, locomoção.

Prof. Ddo Rodrigo Maciel Andrade: Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Faculdades Metropolitanas Unidas (2000), especialização em Fisiologia do exercício pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-EPM) e Mestrado em Biodinâmica do Movimento pela Faculdade de Educação Física e Esporte (EEFE) da Universidade de São Paulo (USP). Membro do grupo de estudos do Laboratório de Biomecânica pertencente à Escola de Educação Física e Esportes (EEFE) da Universidade São Paulo (USP) e Grupo de Estudos e Pesquisas em Planejamento e Monitoramento do Treinamento Físico e Esportivo da mesma instituição. Atualmente atual nos temas relacionados ao desempenho neuromotor e a biomecânica do esporte.

Prof. Ms. Bruno Mezêncio: Graduado em Educação Física pela Unifor MG. Mestre em Engenharia Mecânica pela UFMG. Especialista de Laboratório do Laboratório de Biomecânica da USP. Tem experiência em treinamento e avaliação de atletas. Pesquisa o arrasto na natação; métodos de avaliação do rendimento esportivo; métodos de treinamento.

Prof. Ms. Fabio Rodrigues Jose: Graduado em Fisioterapia pela Universidade Guarulhos (2000), Especialista em Fisioterapia Esportiva pela Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina (2001). Mestre em Biodinâmica do Movimento pela Escola de Educação Física e Esporte da USP (Laboratório de Biomecânica), professor da Universidade Bandeirante de São Paulo nos cursos de graduação em Fisioterapia e Licenciatura em Educação Física. Experiência na área de Fisioterapia Ortopédica e Esportiva. Como docente no ensino superior, atuante na área de Biomecânica clínica e reabilitação no esporte de alto rendimento em cursos de graduação e pós-graduação.

Prof. Ms. Roberto Bianco: Possui graduação em Bacharelado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (2000) e mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professor adjunto I dos cursos de Pós-graduação da Universidade Gama Filho e professor adjunto I da Universidade Paulista. Tem experiência na área de Educação Física nos temas: biomecânica, calçado esportivo, locomoção e treinamento de força.

Prof. Ms. João Pedro dos Santos Ferreira Moreira de Pinho: Possui licenciatura em Desporto e Educação Física pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto - Portugal (2008) e atualmente é pesquisador do Laboratório de Biomecânica da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo.

Prof. Ms. João Gustavo Claudino: Graduado em Educação Física pela Universidade de Itaúna (2007). Especialização em Treinamento Esportivo pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Mestrado em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Membro do Laboratório de Avaliação da Carga (CENESP/UFMG) e membro do Laboratório de Biomecânica (EEFE/USP). Possui vivência acadêmica voltada para Projetos de Pesquisa, atuando na elaboração, execução e posterior publicação dos mesmos. Tem experiência em Educação Física. Ministra cursos e palestras na área de Treinamento Esportivo. Consultor da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (MG). Trabalha no controle e monitoramento da carga de Treinamento Esportivo, atuando principalmente como Biomecânico/Avaliador Físico no Centro de Avaliação e Treinamento Especializado (CATEsports). Contribuiu na campanha do título Brasileiro de Futebol da Série C do América Futebol Clube (2009), no vice-campeonato Mineiro de Futebol do Ipatinga Futebol Clube (2010) e título do Campeonato Brasileiro de Futebol Sub-20 do América Futebol Clube (2011).

Prof. Esp. Fábio Gianolla: Possui graduação em Educação Física pela Faculdade de Educação Física da ACM de Sorocaba (1994). Atualmente é professor titular da Faculdade de Educação Física da ACM de Sorocaba nas disciplinas Cinesiologia I e II, Biomecância e Atividades Físicas para Grupos Especiais. Professor do Curso Técnico em Musculação da Nabba Brasil nos módulos I e V. Professor do Curso de Pós-graduação da FEFISO ACM em Musculação e Personal Trainer e Educação Física Escolar. Professor fitness do SESI Votorantim - São Paulo. Professor do Curso de Pós-graduação em Atividade Física para Terceira Idade na FMU - São Paulo. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Musculação, atuando principalmente nos seguintes temas: musculação terapêutica, ginástica postural corretiva, treinamento com pesos para terceira idade e exercícios resistidos para atletas. Foi presidente da Nabba Brasil em 2001 e 2002. Foi vice-presidente e diretor de arbitragem da Fepam entre 1998 e 2001. É árbitro internacional em Musculação de competição pela Nabba International tendo arbitrado campeonatos Regionais, Estaduais, Nacionais, Internacionais, Mundiais e Universes. Ministra cursos e palestras de musculação pelo Brasil. Trabalha como professor de musculação desde 1990.

OBJETIVOS DO CURSO:

-Capacitar o aluno a aplicar os conceitos da Biomecânica na análise dos movimentos esportivos, dos movimentos de reabilitação, dos movimentos posturais e dos movimentos do trabalho.
-Estimular o desenvolvimento de competências que permitam a prevenção das lesões e a melhora do desempenho nas várias expressões do movimento humano.
-Dar autonomia para que o aluno continue a se especializar na área.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Introdução aos estudos da Cinesiologia e da Biomecânica
Métodos de pesquisa da Biomecânica: Cinemetria, Dinamometria, Eletromiografia
Métodos de avaliação biomecânica em situação de campo: avaliação do desempenho e das lesões
Biomecânica do aparelho locomotor: ossos, articulações e músculos
Cinesiologia: aspectos mecânicos das estruturas que compõem o aparelho locomotor humano
Biomecânica das atividades esportivas individuais e coletivas
Biomecânica aplicada ao treinamento de força e de potência
Biomecânica aplicada ao treinamento aeróbio
Biomecânica do alongamento
Biomecânica aplicada ao treinamento na água
Biomecânica da locomoção humana
Biomecânica da postura: conceitos e métodos de avaliação
Biomecânica aplicada à reabilitação: estratégias biomecânicas utilizadas no tratamento das lesões esportivas
Desenvolvimento tecnológico de equipamentos voltados a otimização da performance e do controle da sobrecarga
Biomecânica ocupacional: estratégia de redução de lesões e otimização do desempenho no ambiente de trabalho
Metodologia da Pesquisa Científica / Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)


Local: Colégio Marista Arquidiocesano, na Rua Domingos de Moraes, 2565 - Vila Mariana - São Paulo/ SP; em frente à estação Santa Cruz do metrô: “Saída A - Rua Domingos de Moraes (ímpar)”.

Ex-alunos e/ou alunos regularmente matriculados em outros cursos do CEFIT/Sport Training poderão solicitar desconto de 10% no valor das mensalidades do curso (não cumulativo com outros descontos promocionais).

TURMA LOTADA!!!
!!!SUCESSO ABSOLUTO!!!

Inscrições on-line (Clique Aqui)


Leia mais....(Clíque no título do Post)

Nenhum comentário:

Postar um comentário