sábado, 28 de abril de 2012

Santos acusa bolivianos de racismo contra Neymar

Foto: Gastón Brito/Reuters
O Santos acusa a torcida do Bolívar de jogar bananas na direção de Neymar. O ato foi considerado manifestação racista pelo presidente Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro.

"Evidente que sim [foi racismo]", declarou o cartola. "Infelizmente, esse péssimo hábito, esse ato nojento, deve ter sido importado dos ranços mais conservadores e retrógrados da Europa."

Bolívar e Santos se enfrentaram anteontem em La Paz no primeiro jogo das oitavas da Libertadores. Os bolivianos ganharam por 2 a 1.

Em entrevista coletiva logo depois do jogo, o técnico Muricy Ramalho disse que Neymar havia sido atingido por pedras e bananas. Na versão do clube de La Paz, a fruta era outra: uma laranja.

Nos últimos anos, virou rotina o arremesso de bananas em atletas negros na Europa. "É um absurdo que, num país sul-americano, ainda mais como a Bolívia, cuja população é majoritariamente indígena, haja esse comportamento", disse Luis Alvaro.

Procurado, o Bolívar negou que tenha havido racismo. "Na Bolívia, não temos muito desse tipo de racismo [contra negros]", disse Luis Montellano, porta-voz do clube. "Temos até três pessoas afro descendentes no nosso time. A torcida não faria nada assim."

No segundo tempo da partida, Neymar foi atingido no rosto por um objeto vindo da direção das arquibancadas. Imagens do atacante santista caído mostram a seu lado uma fruta redonda.

Na versão do Santos, porém, a banana foi arremessada em outra ocasião, não registrada pelas câmeras.

"Infelizmente, em qualquer lugar do mundo, há gente que faz esse tipo de estupidez", disse o porta-voz do Bolívar sobre o arremesso de objetos ao campo.

O time disse que investiga a origem deles. "Quando encontrarmos a pessoa, ou o grupo de pessoas, que fez isso, será encaminhado à polícia e deve ser preso de acordo com a lei boliviana", disse o porta-voz. Nem mesmo Neymar sabe que objeto o atingiu, segundo afirmou a pessoa próxima.

"Essa guerra precisa acabar", disse o atacante ao site Globoesporte.com ao chegar a Santos na manhã de ontem.

"Não é porque é Libertadores que as torcidas precisam continuar jogando coisas no gramado. Isso é muito perigoso. Tacaram coisas na minha boca, nos olhos."

A Conmebol disse esperar relatório oficial do árbitro para decidir se começa uma investigação sobre o assunto.

Leia mais....(Clíque no título do Post)

Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário