segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Corinthians tropeça no Goiás e fecha centenário sem título

Foto: Reuters
O Corinthians terminou o ano em que completa seu centenário sem conquistas. Na última rodada do Campeonato Brasileiro, o time paulista visitou o Goiás neste domingo e apenas empatou por 1 a 1, vendo o Fluminense conseguir seu segundo título nacional da história após derrotar o Guarani por 1 a 0, com gol de Emerson. Os gols do jogo foram feitos por Felipe Amorim e Dentinho.
 
O empate deixa o Corinthians na terceira colocação da tabela, encerrando o torneio com 68 pontos. Ultrapassado pelo Cruzeiro, que derrotou o Palmeiras de virada por 2 a 1, time paulista terá que disputar uma fase eliminatória para entrar na fase de grupos da Copa Libertadores de 2011.
 
O Corinthians veio a campo com seu time ideal, contando com Ronaldo no ataque e o meio de campo formado por Ralf, Jucilei, Elias e Bruno César. Na defesa, William fez seu último jogo como profissional, uma vez que anunciou sua aposentadoria a partir do fim da temporada. Já o Goiás, que disputa a final da Copa Sul-Americana, veio com um time reserva e repleto de garotos.
 
O jogo
Impulsionado pela torcida, o Corinthians começou com amplo domínio, sem medo de finalizar para conseguir abrir o placar cedo. Sem criar jogadas, o Goiás cometia muitas faltas, algumas perto da área. Aos 6min, Roberto Carlos teve chance ao dominar dentro da área, mas chutou por cima do travessão.
 
Como o time da casa se postava fechado em seu campo de defesa, o Corinthians passou a apostar na bola aérea, também porque o Goiás cedia muitos escanteios. A defesa anfitriã, porém, levava a melhor pelo alto.
 
Ainda que os visitantes estivessem melhor, quem abriu placar foi o Goiás em um lance bizarro aos 19min. Júlio César saiu do gol para receber bola recuada e chutou para a intermediária. Que ficou com a bola, porém, foi Felipe Amorim, que finalizou de longe para o gol vazio, superando o goleiro corintiano que ainda tentou consertar o erro.
 
O Corinthians se abalou com o gol, saindo pouco para o jogo após ser vazado, mas demorou poucos minutos para empatar. Aos 29min, o ataque trabalhou boa jogada dentro da área e a bola sobrou para Dentinho, que finalizou forte, igualando o placar. Quatro minutos depois, o time paulista ficou perto de virar em chute cruzado de Elias, mas a bola saiu à direita do gol goiano.
 
Nos instantes finais do primeiro tempo, o Goiás melhorou e passou a atacar mais, mas não conseguia uma finalização. A zaga corintiana era mais eficiente, especialmente na bola área, e manteve o placar.
 
Segundo tempo
No segundo tempo, o time paulista voltou a manter a posse de bola no ataque, mas sem conseguir abrir espaços. Desta maneira, Tite sacou Ralf e apostou na entrada de Jorge Henrique. Ainda sim, que ficou perto de marcar foi o Goiás, aos 9min, em chute de Camacho que passou por cima do travessão.
 
O time goiano acertou sua defesa e parou de dar espaços ao Corinthians no meio de campo, marcando inclusive a saída de bola adversária. O esquema mais ofensivo com a entrada de Jorge Henrique não surtiu efeito imediato, ainda mais pelo baixo desempenho de Ronaldo. O Goiás ficou perto de fazer o segundo gol aos 19min, em lance de contra-ataque, mas a defesa efetuou o desarme na hora certa.
 
O time do Corinthians demonstrava nervosismo e, para complicar ainda mais a situação, o Fluminense abriu o placar contra o Guarani com Emerson, no momento em que o marcador indicava 21min no Serra Dourada. Danilo entrou em campo substituindo Bruno César, e o time passou a atacar com maior intensidade.
 
A melhor chance de gol do Corinthians no segundo tempo saiu aos 29min, quando Alessandro foi lançado na área e tocou por cima do gol. Na sequência, o Goiás ameaçou com Felipe Amorim, mas Júlio César fez boa defesa. A resposta corintiana foi com Dentinho, aos 31min, em bicicleta que passou perto do travessão.
O primeiro lance de perigo de Ronaldo saiu somente aos 38min. Ronaldo chutou de fora da área e acertou a trave esquerda, assuntando o time do Goiás. O Corinthians seguiu atacando até o minuto final, mas parou na defesa goiana e viu o centenário vazio de títulos.
 
FICHA TÉCNICA
Goiás 1 x 1 Corinthians

Gols
Goiás: Felipe Amorim, aos 19min do 1º tempo
Corinthians: Dentinho, aos 28min do 1º tempo


Ponto Forte do Goiás
A marcação foi eficiente e não deu espaços para o Corinthians, mesmo com vários jogadores reservas.

Ponto Forte do Corinthians
Autor do gol corintiano, Dentinho conseguiu as melhores chances do time paulista.

Ponto Fraco do Goiás
Equipe abusou dos erros de finalização quando chegou em frente ao gol.

Ponto Fraco do Corinthians
Ronaldo pouco fez durante o jogo, conseguindo seu primeiro lance de perigo aos 38min do segundo tempo.

Personagem do jogo
Felipe Amorim: fez o gol do Goiás e arriscou boas finalizações.

Lance polêmico
Aos 35min do primeiro tempo, Wendel Santos lançou para xx, que sairia na cara do gol do Corinthians, mas a arbitragem assinalou impedimento duvidoso.

Esquema Tático do Goiás
4-4-2
Fábio; Wendel Santos, Mateus, Valmir Lucas e Jadilson; Lenon, Jonílson, Camacho (Assuério) e Felipe Amorim; Éverton Santos e Wendell Lira (Rithelly). Técnico: Artur Neto


Esquema Tático do Corinthians
4-4-2
Júlio César; Alessandro, Chicão (Leandro Castan), William e Roberto Carlos; Ralf (Jorge Henrique), Jucilei, Elias e Bruno César (Danilo); Dentinho e Ronaldo. Técnico: Tite


Cartões amarelos
Goiás: Mateus

Árbitro
Leandro Pedro Vuaden (RS)

Local
Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)

Público
28.917 pagantes

Renda
R$ 755.200,00

FONTE: TERRA BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário