quarta-feira, 25 de maio de 2011

AIOSA: Conheça o aparelho dentário que ajuda a emagrecer

Foto: AIOSA Marketing Promocional
Um aparelho dentário que emagrece pela reeducação alimentar. Essa é a promessa do Aparelho Intra-Oral de Saciedade Alimentar, batizado de Aiosa, criado pelos gaúchos Alexandre Conde, cirurgião-dentista, e por Simara Ruffato Conde, nutricionista. Estudiosos dos métodos de educação alimentar, os especialistas garantem que a invenção sacia a fome.

"Passamos cerca de cinco anos estudando o porquê da constatação, no meio odontológico, de que certos aparelhos trazem mudanças significativas do comportamento alimentar nos pacientes. Quando há a utilização de algum tipo de contensor, verificamos, em muitos casos, a melhoria da forma que as pessoas comem" afirma Conde.

O aparelho é feito a partir de um material de moldagem, fio ortodôntico de aço inoxidável e acrílico, que recobre uma área no céu da boca. O indicado é que ele seja usado durante as principais refeições, sem risco nenhum à mastigação. Por ser feito num molde personalizado à boca de cada paciente, o Aiosa permitindo a perfeita mastigação e deglutição. Segundo os criadores da novidade, ele não foi desenvolvido para substituir qualquer outro método de emagrecimento ou reeducação alimentar, e sim atuar como um coadjuvante desses processos.

"O Aiosa auxilia na perda de peso e na sua manutenção através do estímulo mais precoce e prolongado da saciedade, que o indivíduo atinge por estímulos não farmacológicos e não cirúrgicos, mas sim por estímulos fisiológicos. Sua vantagem está no fato de ser um recurso unicamente desencadeado por um dispositivo de contato oral, promovendo reações do próprio sistema nervoso" explica o dentista.

Alexandre e Simara, que testaram o aparelho em 60 pacientes, colheram dados significativos de emagrecimento, sobretudo quando o aparelho foi utilizado em conjunto com um acompanhamento nutricional.

A indicação do Aiosa é feita, sobretudo, para pacientes que apresentam problemas de excesso de peso por compulsão alimentar, dificuldade de reeducação alimentar e demais pessoas que não tiveram sucesso apenas com orientação nutricional.

O tratamento do Aiosa, porém, nunca começa por um dentista, segundo os pesquisadores. Trata-se de um método multidisciplinar: nutricionistas, endocrinologistas, psicólogos, cardiologistas e cirurgiões plásticos, entre outros profissionais capacitados, poderão indicar o aparelho, caso não haja nenhuma contraindicação.

Embora seja mais uma alternativa para ajudar a perder peso quando nada mais resta, é o bom senso, mais uma vez, que surge como a melhor tática para perder alguns quilos sem comprometer a saúde.

Nesse quesito, os médicos são unânimes em afirmar: o processo de emagrecimento inicia muito mais pela cabeça, com a mudança de hábitos, do que pela boca.

Leia mais....(Clíque no título do Post)

Fonte: Conselho Federal de Odontologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário