terça-feira, 5 de julho de 2011

FINA pedirá urgência na avaliação do caso de Cielo

 
O nadador Cesar Cielo está convocado para o Mundial de Xangai, na China, que será realizado entre os dias 16 e 31 deste mês, mas ainda corre o risco de não disputar a competição. O brasileiro, que foi pego no doping, ainda terá o caso estudado pela FINA (Federação Internacional de Natação). A organização mundial pedirá urgência na avaliação.
 
A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) apenas advertiu Cielo, Nicholas Santos, Henrique Barbosa e Vinicius Waked, que foram pegos no exame antidoping com a substância ilegal furosemida.
 
A FINA irá avaliar o quadro e, caso concorde com a punição aplicada pela CBDA, Cielo poderá participar do Mundial de Xangai. No entanto, se o órgão discordar, o caso do brasileiro será encaminhado e julgado pela Corte de Arbitragem do Esporte (CAS).
 
Neste caso, a entidade internacional pressionará o CAS para que encontre uma solução o mais rápido possível para que não haja problemas posteriores ao Mundial.
 
Apesar de a competição ter início no dia 16, as provas de natação serão realizadas apenas a partir do dia 24 de julho em Xangai. Vale lembrar que Cielo é campeão mundial dos 50 m e 100 m livre.
 
"Se decidirmos apelar da decisão da confederação brasileira, isso deve ser feito com urgência junto ao CAS porque o Mundial logo começa. Se nós concordarmos com a decisão tomada no Brasil, aí a questão é outra", disse Comel Maculescu, diretor executivo da FINA, ao SwimNews.

Henrique Barbosa e Nicholas Santos foram dispensados do Mundial de Xangai. Os nadadores perderam os índices classificatórios para a competição, que foram conquistados durante o Troféu Maria Lenk.

Leia mais....(Clíque no título do Post)

Fonte: A Gazeta Esportiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário