quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Convocada para o Pan, fundista brasileira é pega no antidoping

Foto: Ricardo Matsukawa/Terra
A fundista brasileira Simone Alves da Silva sofreu um duro golpe. A atleta foi comunicada pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) de que o exame antidoping colhido no Troféu Brasil deste ano, em São Paulo, deu positivo para a substância EPO (eritropoietina) - hormônio sintético que serve para aumentar a capacidade de transporte de oxigênio no sangue.
 
Simone está classificada para disputar os 5.000 m e os 10.000 m no Pan-Americano de Guadalajara. O nome da atleta consta na lista enviada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) ao site Terra na última segunda-feira, com todos os convocados para participar da competição.
 
Segundo o site oficial da CBat, cinco brasileiros do atletismo já estão em La Loma, no México, onde farão aclimatação para disputar o evento. Mais 25 viajarão à cidade no próximo domingo, porém, Simone não está entre esses. No total, a CBAt chamou 62 esportistas para os Jogos.
 
Nos próximos dias, a entidade deve emitir um comunicado oficial referente ao caso. Não houve nenhum pronunciamento ainda por parte da entidade, já que Simone Alves ainda apresentará a defesa. Caso a confederação julgue as explicações procedentes, o resultado analítico adverso não gerará punição a ela (como ocorreu recentemente no caso do nadador Cesar Cielo).
 
Foi no Troféu Brasil desta temporada que Simone atingiu o ápice da carreira. Ela conquistou o recorde sul-americano dos 10.000 m, com o tempo de 31min16s56 - mais de 30s abaixo da antiga marca, 31min47s76, que pertencia a Carmem de Oliveira Furtado e datava de 1993.

Simone - que pediu dispensa do Mundial de Daegu (CDS) sob alegação de lesão - tem a situação complicada, já que foi pega no antidoping pela segunda vez ao longo da carreira. Em setembro de 2009, a fundista testou positivo para a substância oxilofrina. À época, foi suspensa por 90 dias. A tendência agora é que uma punição mais pesada seja aplicada.

Fonte: Terra

Leia mais....(Clíque no título do Post)

Nenhum comentário:

Postar um comentário