quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Lendário boxeador Rocky Marciano é homenageado com estátua de 6 mts

Foto: Agência EFE
Uma estátua de seis metros de altura e duas toneladas do ex-lutador americano Rocky Marciano, único campeão de boxe dos pesos-pesados que jamais foi derrotado, foi apresentada nesta terça-feira, na Cidade do México, pelo presidente do Conselho Mundial de Boxe (CMB), o mexicano José Sulaimán.

A obra foi feita pelos artistas mexicanos Víctor Gutiérrez e Mario Rendón com resina poliéster e fibra de vidro, e reforçada interiormente com aço em um processo que durou quatro anos.

Rocky Marciano, que nasceu no dia 1º de setembro de 1923 e foi batizado como Rocco Francis Marchegiano, encerrou sua carreira com 49 vitórias, 43 por nocautes, e morreu em 31 de agosto de 1969.

O CMB transferirá a estátua até a cidade natal do ex-campeão, Brockton (Massachussets), onde será exposta em 23 de setembro, data na qual, em 1952, o lendário pugilista conquistou o título ao vencer Jersey Joe Walcott.

"(A obra) é uma homenagem que o mundo devia a Rocky Marciano, e o CMB a promove em nome de toda a família do boxe, homenageando um dos maiores pugilistas de todos os tempos", declarou Sulaimán em entrevista coletiva.

Gutiérrez e Rendón trabalharam quatro anos no conceito e desenvolvimento da estátua do campeão mundial, que foi exibida nesta terça nas instalações do Instituto Politécnico Nacional.

"A escultura cumpriu os requisitos de resistência que as autoridades americanas exigem para construções elevadas", disse Rendón, de 71 anos.

"A peça foi feita para resistir a intempéries climáticas, e também foi projetada com uma coberta acrílica para evitar sua oxidação e corrosão" declarou Gutiérrez, de 62 anos.

Rendón, atual coordenador da escola de artes plásticas de Colima, no México, disse que a duração da peça está calculada em 150 anos, e o preço foi de US$ 152 mil (R$ 307 mil), que foram doados pelo CMB.

Fonte: Terra
Leia mais....(Clíque no título do Post)

Nenhum comentário:

Postar um comentário