sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Dilma anuncia construção de CT paralímpico


A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta sexta-feira a construção do primeiro Centro de Treinamento para atletas paralímpicos em São Paulo.

No dia do aniversário de 459 anos da cidade, a presidente participou de uma cerimônia no Palácio dos Bandeirantes na qual oficializou a parceria entre Governo e Prefeitura.

O evento contou com a presença de atletas como Daniel Dias e Fernando Fernandes. - Estou muito feliz de estar aqui, quando se comemora os 459 anos de São Paulo. Estamos comemorando e homenageando sobretudo a persistência, a força de vontade e a superação de um grande atleta olímpico e paralímpico devem ter para chegar ao pódio. Todos sabemos que o primeiro objetivo deste CT é a preparação para 2016 mas estamos fazendo isso também para além dos Jogos. Queremos formar uma geração de grandes atletas paralímpicos - afirmou Dilma.

O novo Centro de Treinamento será construído no Parque do Estado, na Zona Sul paulista. O local servirá para treinos, competições e intercâmbios de atletas e seleções.

O CT acolherá 14 modalidades de esportes paralímpicos: atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, natação, esgrima, futebol de 5, futebol de 7, goalball, halterofilismo, judô, rúgbi, tênis, tênis de mesa e vôlei sentado. - O CT é fundamental. Há anos, atingimos os resultados na raça e chegando lá da forma que possível. E agora, acho que o governo ta começando a enxergar o paradesporto como uma forma política - comentou Fernando Fernandes.

Na primeira fase do projeto, o governo de São Paulo deverá investir R$329 milhões entre projetos, obras e cessão da área de 140 mil m². O Ministério do Esporte, por sua vez, ficará responsável por investir R$110 milhões. A previsão é que a etapa inicial entre em processo de licitação em maio deste ano. A expectativa é que o CT esteja pronto entre 2014 e 2015.

Com 94 mil m² de área total, o CT terá capacidade de atender a 240 atletas simultaneamente. O local será dividido em sete ambientes, com área de treinamento indoor, com quadras para vôlei sentado, basquete e rúgbi em cadeira de rodas, tênis de mesa, bocha e tatames de judô, halterofilismo e esgrima.

O espaço ainda contará com um centro aquático, com piscina olímpica e semiolímpica,academia para apoio e condicionamento físico, além de pista de treinamento.

O segundo ambiente principal terá área esportiva de treinamento outdoor, com campo de futebol de sete, quadra oficial poliesportiva e quadras de tênis. Além disso, o espaço terá centros de medicina e ciência da atividade física, alojamentos e áreas reservadas para o público.

- Hoje é um grande dia para São Paulo e para o Brasil. Em primeiro lugar porque é o aniversário cidade e também porque aqui é anunciado o maior CT paralímpico do mundo, à altura do desafio e do esporte paralímpico - disse Aldo Rebelo.

Medalha de ouro na bocha nas Paralimpíadas de Londres, Maciel Santos comemorou o lançamento do projeto. Segundo ele, vai ajudar evoluir ainda mais o esporte, que conquistou quatro medalhas nos Jogos britânicos.

- É um sonho realizado. Nosso esporte é relativamente novo, quando comparado aos outros esportes. E esse Centro de Treinamento vai nos ajudar a trazer medalhas como trouxemos nos Jogos de Londres.

Fonte: Globoesporte.com
Leia mais....(Clíque no título do Post)

Nenhum comentário:

Postar um comentário