quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Ministro se reúne com atletas olímpicos e anuncia parceria com futebol cubano

Foto: Douglas De Felice/ASCOM/Ministério do Esporte/Divulgação
A Camagüeyana Mireya Luis, do voleibol, Felix Savon, do boxe, e Javier Sotto Maior, do atletismo. Esses e outros medalhistas olímpicos cubanos se reuniram nesta terça-feira (12.02), no salão de atos da Cidade Desportiva, em Havana, para ouvir as palavras do ministro do Esporte do Brasil, Aldo Rebelo, sobre os acordos de cooperação que estão sendo assinados entre os dois países.

Aldo Rebelo elogiou o modelo cubano de desenvolvimento do esporte ligado à educação e falou das afinidades entre os dois países. Para o ministro do Esporte, o Brasil pode aprender muito com Cuba em modalidades como atletismo, boxe, basquete e o próprio voleibol. E o país caribenho pode aprofundar o intercâmbio em áreas em que os brasileiros têm mais tradição, como o futebol.


O ministro brasileiro destacou as conquistas dos atletas cubanos e fez uma referência especial à ex-jogadora de vôlei Mireya Luis: "As atletas brasileiras falam com muito carinho de Mireya. As duas seleções nos deram grandes espetáculos".

Nesta terça, na reunião do Grupo de Trabalho Brasil-Cuba, ficou acertado que os brasileiros vão ampliar a cooperação em modalidades como basquete, ciclismo, lutas associadas, tiro esportivo, judô, taekwondo e halterofilismo. Já Cuba pretende enviar seus atletas a território brasileiro para incrementar basquete, handebol, judô, voleibol e vôlei de praia, incialmente.

Participaram da reunião em Havana o secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser, o presidente da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), Marco Aurelio Klein, e o chefe de Relações Internacionais do Ministério do Esporte, embaixador Carlos Cardim. Do lado cubano, participou o presidente do Instituto Nacional de Esportes, Educação Física e Recreação (Inder) - equivalente ao Ministério do Esporte -, Julio Christian Jimenez Molina, além de outras autoridades do país.

Futebol

Aldo Rebelo se encontrou também com os dirigentes da Federação Cubana de Futebol, que pretende enviar técnicos e jogadores a times como o Palmeiras, que já demonstrou interesse na parceria. Jogadores brasileiros não profissionais poderão também passar temporadas em Cuba.

“O futebol é mais que um esporte, é uma modalidade que ajudou a construir a identidade nacional brasileira. O mesmo pode acontecer com Cuba”, declarou o ministro. Ele visitou a Escola Nacional de Futebol Mario López, no Estádio Pedro Marrero, e se encontrou com René Pérez Hernández, do Comissionado Nacional do Futebol, a quem presenteou uma camisa do Palmeiras.


Os cubanos já praticam o futebol em escolas e quadras esportivas espalhadas pelo país, mas o esporte ainda não possui competições que ajudem a desenvolver profissionalmente jogadores e treinadores. A última Copa do Mundo com a participação de Cuba foi em 1934, na Itália. Desde lá, o país caribenho nunca mais conseguiu a classificação, embora tenha obtido alguns resultados importantes, como o campeonato sub-20 da Concacaf (Confederação de Futebol das Américas do Norte e Central e do Caribe).

Agenda

Enquanto Aldo Rebelo cumpria uma agenda intensa com atletas olímpicos e dirigentes de futebol, a delegação brasileira, integrada por Leyser, Klein, Cardim, Maria Luiza Rangel (chefe de Gabinete da Secretaria Executiva do Ministério do Esporte) e José Roberto Gnecco (da Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento), visitou o Laboratório de Controle Antidopagem, no município de Boyeros. Os brasileiros foram recebidos pelo doutor Jorge Pavel Pino, diretor do Instituto Nacional de Medicina do Esporte. Lá eles conversaram com técnicos cubanos e viram a experiência do país nessa área.

Aldo Rebelo esteve também com o vice-presidente do Conselho de Ministros cubano, segundo homem na hierarquia do país - depois do presidente Raul Castro -, Miguel Diaz-Canel Bermudez, acompanhado do embaixador do Brasil em Cuba, José Felício. Segundo o ministro brasileiro, Bermudez demonstrou um grande conhecimento da importância do esporte e discutiu os acordos de cooperação assinados entre os dois países.

A delegação brasileira deixa Cuba na manhã desta quarta-feira (13.02) e deve desembarcar em Brasília à noite.


Fonte: Ministério do Esporte
Leia mais....(Clíque no título do Post)

Nenhum comentário:

Postar um comentário