quinta-feira, 3 de março de 2011

Empreiteira baiana é a única a entregar proposta para construção da Arena das Dunas


Na manhã da última quarta-feira (02) chegou ao fim o suspense sobre o futuro do projeto Arena das Dunas e da realização de jogos do Mundial de 2014 em Natal com a entrega da proposta da OAS Engenharia para a construção do estádio. A empresa baiana já é responsável pelos projetos da Fonte Nova (em Salvador) e da Arena Grêmio (em Porto Alegre).

Essa é uma vitória que a Secopa-RN e o governo do Estado estão fazendo questão de comemorar, em virtude de todas as críticas e previsões negativas sobre Natal.


“Estamos falando do maior negócio da história do Rio Grande do Norte. Serão investidos recursos de R$ 2 bilhões, apenas para o nosso estado. Isso significa quase que dobrar o PIB potiguar, algo que sem a Copa só seria possível em 10 anos”, afirmou o secretário Demétrio Torres da Secopa-RN.

Para Torres, os rumores sobre o corte de Natal são resultado de desinformações plantadas na imprensa nacional por pessoas de dentro e de fora do estado, as quais “não gostam da ideia de ter Natal como uma sede”. Lembrou ainda que a cidade é a mais adiantada com relação as obras de reestruturação e das vantagens que a posição do novo estádio – a poucos minutos de hotéis e hospitais - representaram para a escolha da FIFA.

A Queiroz Galvão também era esperada para entregar a sua proposta, mas após o prazo final de entrega - estipulado para as 10:00 horas da manhã - foi excluída do processo e terá de volta os 4 milhões pagos em referência à caução de 1%  para participar do licitação. Apenas a proposta da OAS foi recebida pela comissão de licitação, que analisará a documentação de duas mil páginas entregue. Uma vez aprovada, as obras da Arena das Dunas deverão ser iniciadas por volta do fim de junho e serão concluídas em dezembro de 2013.

A comissão é presidida pelo engenheiro Carlos Mario de Oliveira, a advogada Tânia Regina de Aguiar, o administrador Ivanildo Dantas e o também engenheiro José Bartolomeu dos Santos Junior. Todos são funcionários públicos estaduais de carreira e terão até o dia 4 de abril para apresentar o parecer sobre a proposta, entretanto o resultado poderá ser anunciado mais cedo. O Tribunal de Contas do Estado também acompanha todo o processo de perto.

O diretor da OAS, Elmar Varjão, explicou que a empreiteira já tem uma parceria com a Amsterdã Arenas para administrar o novo estádio. A empresa holandesa é a mesma que cuida do campo do Ajax.

Varjão reforçou a experiência da OAS nos projetos da Fonte Nova, na represa de Belo Monte e em outras obras no exterior. No entanto não falou sobre as obras na Arena Grêmio, que esta semana recebeu denuncias de maus tratos dados aos  seus trabalhadores. Em matéria publicada no blog de Porto Alegre os trabalhadores (em sua maioria, nordestinos) reclamam de terem sido enganados com as propostas de bons salários e de serem impedidos de voltar para suas cidades de origem . A blogueira Cláudia Aragón acompanhou uma equipe do Ministério Público que confirmou as condições insalubres a que os operários são submetidos.


Leia mais....(Clíque no título do Post)

Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário